Jornal do Carro
Permitir ao comprador buscar seu carro zero-km diretamente na fábrica e saber como ele é feito. Essa é a nova experiência que a Jaguar Land Rover passa a oferecer no Brasil. O objetivo é estreitar o contato com seus clientes em busca de fidelização. De quebra, a empresa pretende reduzir a ociosidade da planta de Itatiaia (RJ), onde o grupo produz modelos da Land Rover. O Jornal do Carro estava no primeiro grupo a participar do novo programa.
Assim, nove clientes de longa data da marca foram conhecer a planta de 60 mil m² no finzinho de janeiro. Eles fazem parte do grupo de compradores das 10 unidades destinadas ao País do Land Rover Defender 75th. O modelo, que celebra os 75 anos da marca, entrou em pré-venda em outubro do ano passado e foi oferecido por R$ 819.950.
Como um dos compradores não pôde participar, a Land Rover convidou o JC para essa experiência mais do que especial. Primeiramente, visitamos o prédio onde fica a área de marketing da empresa. Dessa forma, os clientes assistiram vídeos sobre os 75 anos da Land Rover e puderam conhecer as fases do desenvolvimento do novo Defender.
Em seguida, visitamos a linha de produção dos SUVs Evoque e Discovery Sport. Ou seja, os dois únicos modelos feitos na fábrica. Segundo a empresa, neste ano vão ser feitos 15 carros por dia em dois turnos. Dessa forma, pouco mais de 5 mil unidades devem ser entregues ao longo de 2023. Além disso, pudemos ver de perto a série especial do Defender, que é importada.
Por fim, pudemos conhecer a área que faz a inspeção visual e tátil dos veículos. Assim como a de lavagem de alta pressão, para testar a vedação do carro, e de abastecimento. Porém, como o primeiro grupo de visitantes era mais do que VIP, nosso guia foi o CEO da Jaguar Land Rover do Brasil, João de Oliveira.
Ele fez a entrega dos Defender 75th aos nove compradores. “A ideia é mostrar nossa excelência também na fabricação e ampliar o vínculo emocional com os clientes”, afirma o executivo.
Próximo passo: levar o carro para casa
Seja como for, a ideia da empresa é reafirmar o caráter único de cada unidade entregue. Assim, cada Defender recebeu uma placa com o nome do comprador. Em seguida, foi entregue aos nove clientes uma caixa com certificados de autenticidade da série limitada e de aprovação na inspeção, além das chaves. Também coube a cada cliente dirigir seu carro até o “batismo”, feito com um esguicho de mangueira de combate a incêndios.
Porém, eles não puderam voltar para casa com os SUVs. Segundo a empresa, os carros permaneceram na fábrica para o processo de finalização da documentação. De acordo com executivos da Land Rover, em breve o processo vai ser aperfeiçoado. Assim, a ideia é permitir que o carro seja retirado já com placas e toda a papelada em dia.
Conforme a Land Rover, a planta de Itatiaia tem alto índice de sustentabilidade na produção, o que reduz os custos. Porém, opera bem abaixo de sua capacidade total. Como resultado, os 405 colaboradores poderiam fazer 17 mil veículos em um único turno. Com dois turnos funcionando, dá para fazer 26 mil.
Aliás, durante a inauguração da planta, em 2016, a promessa era fazer até 50 mil unidades com três turnos de produção em operação. Ou seja, o número atual corresponde a 10% do total previsto. De acordo com Oliveira, que assumiu a direção da empresa há pouco mais de seis meses, isso vai mudar.
Ele afirma que está ampliando o contato com países da América Latina e Caribe, além de México e Guatemala. Da mesma forma, tem participado de reuniões frequentes com a matriz, na Inglaterra. Assim, o objetivo é reforçar a produção tecnológica local. Bem como ampliar a produção de novos modelos das duas marcas no Brasil.
Fábrica restaura Land Rover antigos
Todavia, Oliveira lembra que é fundamental avançar no processo de eletrificação. Conforme o executivo, a meta do grupo é eletrificar 80% da linha até 2030. Seja como for, o executivo diz que isso depende não só de investimentos da empresa, como de novos acordos com os governos estadual e federal. Sendo assim, por ora a saída é criar ações para otimizar a utilização da atual estrutura.
Nesse sentido, a Jaguar Land Rover também está reforçando ações para divulgar os serviços da oficina de restauração de modelos antigos, inaugurada em 2021. Com isso, dá para reformar completamente carros mais velhos da marca, mantendo todas as características originais. Nesse sentido, há cinco tipos de restauração. Ou seja, mecânica básica, técnica, funilaria, chassi e revitalização com peças originais. Além disso a empresa oferece possibilidades de customização.
Seja como for, além de revisar e reformar modelos clássicos, como Série I, Defender e Range Rover, a empresa também recebe veículos mais modernos. Nos próximos dois anos, a fábrica passará a atender também as linhas Discovery e Freelander. Com isso, a ideia é ampliar a oferta de peças e certificados de autenticidade para mais clientes. Atualmente, a espera pelo serviço é de cerca de um ano.
Cursos e corridas vão compor o cardápio
Além disso, a Jaguar Land Rover pretende oferecer cursos teóricos, como de processos de validação de carros clássicos, e práticos, como direção off-road. Segundo a empresa, os potenciais participantes serão indicados pela rede de concessionárias.
Por fim, a empresa ampliará sua participação em eventos para atrair também quem ainda não é cliente. Um bom exemplo é a Fórmula, cuja etapa na cidade de São Paulo será em março. O grupo participa da prova por meio da equipe da Jaguar.
Lançado em 2022 para celebrar os 75 anos da estreia do primeiro Land Rover, o Defender 75th tem produção limitada a 4.400 unidades das versões 90 e 110. Desse total, um único lote de dez carros foi trazido ao Brasil, todos da linha 90, com preço sugerido de R$ 819.950. Segundo a marca, os carros foram vendidos em poucas horas.
Feito em Nitra, na Eslováquia, o Defender 75th tem carroceria, rodas de 20 polegadas e elementos do interior com a cor Verde Grasmere. Conforme a empesa, trata-se do mesmo tom utilizado nos carros das unidades derradeiras da primeira geração do Defender. O modelo deixou de ser feito em 2016.
Outras peças, como os para-choques, são pintadas de prata. Segundo a marca, os painéis internos são feitos com utilização de laser, por exemplo. O SUV tem sistema híbrido leve. Ou seja, o motor é o D300 turbodiesel que gera 300 cv de potência e 66,3 mkgf. O é câmbio automático de oito marchas, a tração é 4×4 e a suspensão tem ajuste pneumático. Além disso, há baterias de 48V. (Jornal do Carro/Eugênio Augusto Brito)