Renault e Nissan lançarão 2 carros elétricos globais produzidos na Índia

Motor 1

 

Renault e Nissan anunciaram um novo plano estratégico para a Índia, que receberá um investimento inicial de US$ 600 milhões para aumento de produção, transição para uma operação neutra em carbono, atividades de P&D e lançamento de novos modelos, incluindo carros elétricos.

 

Centralizado na fábrica de Chennai, o novo projeto compartilhado pelas montadoras dará a luz a seis novos veículos para o mercado doméstico e externo, incluindo dois carros elétricos inéditos, elevando o complexo local Renault-Nissan para um centro de exportação internacional.

 

Um investimento inicial de cerca de US$ 600 milhões está planejado para apoiar os novos projetos, os quais verão um aumento de até 2.000 novos empregos criados no Centro de Tecnologia e Negócios Renault Nissan em Chennai. Ao mesmo tempo, a fábrica da RNAIPL se tornará neutra em carbono com um aumento significativo na geração de energia renovável.

 

Renault e Nissan estão totalmente comprometidas com o mercado indiano, empenhadas em eletrificar o mercado indiano e comprometidas em minimizar nosso impacto sobre o meio ambiente. A Índia foi a primeira fábrica da Aliança e a Índia estará no centro deste novo capítulo da Aliança, com novos veículos, novas atividades de P&D e novos mercados de exportação levando nossas operações conjuntas para o próximo nível.

 

Pela primeira vez, a linha Nissan na Índia refletirá nosso poder global em SUVs e EVs de alta qualidade, trazendo maior valor para nossos funcionários, clientes e comunidades.

 

Os seis novos modelos – três para cada empresa – serão projetados e construídos em Chennai. Eles serão produzidos sobre plataformas comuns da Aliança, mantendo o estilo individual e distinto das respectivas marcas.

 

Serão quatro novos utilitários esportivos do segmento C. Dois novos veículos elétricos do segmento A (onde se enquadra o Renault Kwid E-Tech) serão os primeiros carros elétricos tanto para a Renault como para a Nissan na Índia.

 

Os novos modelos não serão destinados apenas aos clientes indianos, mas também sinalizarão um aumento significativo das exportações da Índia, impulsionando a utilização da fábrica para 80%. Complementando a produção adicional, haverá um aumento em P&D e atividades associadas no Centro de Tecnologia e Negócios Renault Nissan Índia.

 

A fábrica RNAIPL, já um dos centros líderes da Aliança para a redução de energia e recursos, também está anunciando seu roteiro para a neutralidade de carbono. Isto será alcançado até 2045, através de um programa contínuo de transição para 100% de energia renovável, enquanto reduz o consumo de energia na fábrica em 50% em comparação com o atual.

 

Junto com o novo plano estratégico, a aliança local definiu novos termos de participação em suas operações conjuntas: a Renault Nissan Automotive India Private Ltd (RNAIPL) passará para uma participação de 51% da Nissan – 49% da Renault. Já a Renault Nissan Technology Business Center (RNTBCI) passará para uma participação de 51% da Renault – 49% da Nissan. (Motor 1/Julio Cesar)