AutoIndústria
A GWM empreende movimento em busca de compor cadeia local de fornecedores para a produção de veículos em Iracemápolis (SP). Ao mesmo tempo em que inicia operação comercial com o Haval H6, a empresa trata de organizar conversas com parceiros.
Segundo conta Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais e governamentais da GWM, uma primeira reunião com a diretoria do Sindipeças já ocorreu. “Uma outra já está agendada para março e, depois, seguirão outras com os próprios fornecedores interessados.”
Programada para ligar a chave de produção no ano que vem, a operação brasileira da GWM se debruça na definição dos produtos que colocará em linha. Bastos adianta que serão três modelos, dois SUVs e uma picape, dentre eles modelos inéditos ainda não lançados pela marca chinesa.
Ricardo Bastos – GWM
“O Brasil é o projeto da vez da companhia. Além da oportunidade, temos liberdade de escolha para a decisão dos carros. Mas independentemente do modelo, o desejo é por híbrido flex, tecnologia que mais fala com a realidade do País.”
A escolha dos produtos para produção nacional também servirá para as adaptações na fábrica, como também providenciar ritmo nas atividades. A unidade de Iracemápolis nasceu pelas mãos da Mercedes-Benz para ser a casa do GLA e do Classe C com capacidade para 35 mil unidades/ano.
A GWM pretende dar fôlego às linhas para 100 mil modelos anuais. Dentre os carros que pretende produzir aqui, portanto, algum deles deverá ter perfil para atender demanda de maiores volumes. “Começamos a partir de uma superestrutura comprada da Mercedes-Benz, de uma base muito bem-feita que dá segurança para o que encaminhamos para a operação’, resume Bastos.
Pela avaliação do diretor, surpreende a velocidade para colocar de pé toda a estrutura do negócio. A GWM oficializou a compra da fábrica de Iracemápolis em agosto de 2021, as entregas do primeiro modelo da marca do País, o Haval H6, começam em abril, quando já espera já ter boa parte da rede de 50 concessionárias incialmente planejadas com 28 grupos. A empresa, no entanto, programou 10 lançamentos até 2025. (AutoIndústria/Décio Costa)