Diário do Pará/Auto Destaque
A Land Rover está trazendo para o Brasil a nova geração do SUV Range Rover, seu veículo de mais alto luxo e que oferece um grau de sofisticação nunca antes visto, além de um design mais limpo.
Oferecido em 4 versões (SE, Autobiography, First Edition e SV), ele tem duas opções de motorização (uma diesel de 6 cilindros em linha e uma V8 biturbo a gasolina) e ganhará versões híbridas em 2023 e elétricas em 2024.
O avançado sistema híbrido combina um motor diesel de 350 cavalos com um alternador que também funciona como propulsor elétrico.
O alternador ainda funciona como gerador de corrente elétrica, recuperando energia na desaceleração, carregando a bateria de lítio.
Ao operar como motor elétrico, ele usa essa energia da bateria pra dar partida no motor e fornece o torque necessário pra reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Traz também tecnologia que usa dados de navegação pra ler a estrada à frente e preparar a suspensão para passar com conforto. Independente, a suspensão possui o primeiro eixo traseiro de 5 braços da Land Rover, que isola a cabine de imperfeições da superfície usando molas de ar avançadas.
E oferece sistema de esterçamento nas 4 rodas, tração 4×4 e câmera 360 graus com função capô transparente.
No design marcante, chamam a atenção os faróis de led que brilham como joias (pois a luz reflete e refrata as luzes diurnas), as lanternas verticais, as maçanetas retráteis e a nova assinatura lateral.
Na frente, os faróis de neblina, os radares e os sensores de estacionamento estão todos escondidos dentro da abertura inferior.
O interior é altamente luxuoso e composto por tecnologias que criaram um ambiente calmo para os ocupantes e que transformam cada viagem numa experiência a ser desfrutada, incluindo tecidos sustentáveis e leves criados junto com a Kvadrat, principal fabricante europeia de têxteis premium.
Há ainda teto panorâmico, bancos climatizados com massagem e ar-condicionado quadrizone com purificador contra alérgenos e patógenos, filtrando odores e vírus – incluindo a Covid-19.
Vale ressaltar o som Meridian Signature com 1.600W que cancela ruídos vindos das vibrações das rodas, dos pneus e do motor através dos 35 alto-falantes – há alto-falantes adicionais de 20 Watts e 60 mm de diâmetro nos 4 principais apoios de cabeça, que criam zonas de silêncio pessoais semelhantes aos fones de ouvido de última geração.
O novo Range Rover oferece o maior multimídia de todos os tempos, numa tela curva e flutuante de 13,1 polegadas que trabalha em harmonia com o painel digital de 13,7 polegadas que possibilita até um layout analógico convencional.
E pela primeira vez num Land Rover, a tela do multimídia fornece confirmação tátil quando se toca nela e faz a seleção de algum comando, sem a necessidade de olhar para a tela.
Os passageiros dos bancos traseiros podem desfrutar de telas de 11,4 polegadas montadas na parte de trás dos bancos dianteiros, que aceitam dispositivos com entrada HDMI. E o descansa-braço central traseiro tem uma tela de 8 polegadas para regular os bancos.
Já no celular, pode-se realizar uma série de comandos, como dar partida, fazer ajuste de temperatura antes de entrar no SUV e conferir o nível de combustível ou a carga da bateria (em caso de híbrido ou elétrico), bem como checar o histórico de viagens, ativar o localizador e acionar alarme e travas.
Os preços do novo Range Rover iniciam em R$ 1.160.650 (versão SE a diesel) e chegam a R$ 1.604.170 (versão SV a gasolina).
E os 50 primeiros clientes receberam uma miniatura especial do modelo, criada em alumínio e com acabamento na cor dourada Sunset acetinada (mesma cor da versão First Edition), entregues numa caixa de presente exclusiva, com um certificado de autenticidade e uma citação do diretor de criação da Land Rover, Gerry McGovern. (Diário do Pará/Auto Destaque)