AutoIndústria
A General Motors divulgou nesta sexta-feira, 10, os preços da nova Montana, que começa a chegar nas concessionárias Chevrolet de todo País a partir da semana que vem. Em quatro versões – 1.2 Turbo MT, LT, LTZ e Premier – a picape tem preços, pela ordem, de R$ 116.890, R$ 121.990, R$ 134.490 e R$ 140.490.
Este é o lançamento mais importante da GM dos últimos anos. A montadora apresentou sua nova picape a conta-gotas e iniciou a sua pré-venda em dezembro. Só agora, contudo, os consumidores que se inscreveram para receberem os primeiros produtos a saírem da linha de montagem tomaram conhecimento dos valores de compra.
Eles serão contemplados, segundo comunicado da GM, com um acessório inovador: as exclusivas divisórias Multi-Board, que ajudam na organização e acomodação da carga na caçamba.
O compartimento de carga é um dos principais argumentos de venda do novo modelo. O projeto contemplou a caçamba para entregar flexibilidade de uso partir de bandejas e divisórias, acessórios que providenciam até seis configurações.
A proposta procura romper com a ideia de que picape não é um modelo para famílias. Ao contrário de um porta-malas, caçambas não entregavam, até agora, uma solução uma solução para acomodar a bagagens de maneiras. No desenvolvimento, não bastou apenas a oferta dos acessórios, mas também conceber inédito sistema de drenagem, por meio de calhas, que impeça a invasão de água no interior da caçamba.
Com a Montana, a Chevrolet disputará o que chama de picape-média compacta, seara que compõe uma cesta onde se encontram Fiat Toro e Renault Oroch.
Ao olhar para o comportamento do mercado, o diretor de marketing e produto Rodrigo Fioco observa que enquanto a participação de picapes como um todo cresceu 50% na última década, chegando a 17% no ano passado das vendas de automóveis e comerciais leves, o segmento no qual o novo veículo da GM atuará estacionou em torno de 3%.
“É uma faixa que precisava de um produto novo para crescer. Temos potencial e oportunidade para trazer novos clientes”, resumiu Fioco, que estima um aumento de participação das picapes-médias compactas para 4,5% até o fim deste ano.
Pelos preços adotados pela Chevrolet, no entanto, a nova Montana deverá disputar atenção do consumidor que procura a Fiat Strada, ao menos nas faixas de entrada e intermediária das versões de cabine dupla, com preços que variam em torno de R$ 110 mil a R$ 128 mil.
O novo modelo traz motor flex 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm, quando abastecido com etanol. São duas versões com câmbio manual e outras duas com câmbio automático, ambos com seis marchas.
A nova Montana está sendo produzida em São Caetano do Sul, SP, a fábrica pioneira da empresa no Brasil, que recebeu fortes investimentos em modernização e automação para abrigar a nova linha. (AutoIndústria/Décio Costa)