Coisas de Agora
A Porsche está preparando meticulosamente o novo Cayenne para seu lançamento. Até então, os protótipos e veículos de pré-produção estão sendo submetidos a testes de resistência desafiadores para garantir que atendam aos altos padrões de qualidade da Porsche.
Após seu lançamento em 2017, a Porsche aprimorou consistentemente a terceira geração do Cayenne com medidas que afetam seu trem de força, chassi, design, equipamentos e conectividade. “É uma das atualizações de produto mais extensas na história da Porsche”, diz o gerente de série Michael Schätzle. Além de realinhar o portfólio de propulsão, os engenheiros do Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach fizeram grandes revisões no sistema de chassi do Cayenne. O objetivo era alcançar uma gama ainda maior entre o desempenho típico da Porsche na estrada, conforto em longas distâncias e capacidade off-road. Para isso, o Cayenne contará, entre outras coisas, com um novo chassi semiativo. Além disso, motoristas e passageiros serão brindados com um novo e amplamente digitalizado display e conceito operacional com funções de conectividade aprimoradas. A tecnologia de iluminação inovadora nos faróis de LED HD-Matrix aumenta o conforto e a segurança no novo Porsche Cayenne.
Testando cada modelo até o limite antes do lançamento
Com tantas novas tecnologias, testes complexos e elaborados são necessários para ajustar perfeitamente os componentes, a maioria dos quais são completamente novos. “Estamos submetendo o novo Cayenne a um programa de testes completo e abrangente, como se o tivéssemos desenvolvido do zero”, explica o gerente de testes Ralf Bosch. Juntamente com simulações virtuais cada vez mais precisas, os testes da vida real ainda contam com alta prioridade para a Porsche.
Estes testes têm por objetivo determinar se o novo modelo está pronto para o lançamento. Durante o que chamamos de teste completo do veículo, o objetivo é garantir a estabilidade operacional e a funcionalidade de todos os componentes e sistemas conforme eles interagem – em situações que o cliente vivencia e muito além. Durante os testes de resistência, a vida útil de um veículo é simulada em condições difíceis que raramente são experimentadas nas mãos do cliente. Os veículos acumulam, em poucos meses, mais de 200.000 quilômetros de testes em condições de tráfego urbano e rodoviário.
Para simular condições extremas, os protótipos também viajam pelo mundo, com o objetivo de testar sua qualidade e durabilidade em diferentes zonas climáticas. Para o novo Cayenne, os testes aconteceram na Ásia, África, Europa e América do Norte. No total, foram percorridos mais de quatro milhões de quilômetros de teste.
“O que exigimos do novo Cayenne em rigorosos testes off-road na Espanha, em duras dunas de areia no Marrocos, ou durante passeios altamente dinâmicos em pistas de gelo na Finlândia e em Nürburgring Nordschleife não é algo que presumimos que muitos clientes farão. “, diz Dirk Lersch, que lidera a equipe de montagem e teste do protótipo do Cayenne. “Mas quem compra um Porsche deve saber que ele pode suportar cargas excepcionalmente altas – independentemente da superfície em que está sendo conduzido.”
O novo Porsche Cayenne fará sua estreia em 2023, na primavera do hemisfério norte. (Coisas de Agora)