Motor 1
Após encerrar a produção em dezembro, o Volkswagen Voyage dá o seu adeus ao mercado brasileiro. A fabricante retirou o sedã compacto de seu site e, procurada por Motor1.com, confirma que o estoque remanescente já foi esgotado – é normal uma marca manter um modelo no configurador oficial por alguns meses até não ter mais nenhuma unidade nas concessionárias. Com isso, o Virtus, reestilizado recentemente, passa a ser a opção mais barata da empresa no segmento.
Foi um fim muito rápido para o estoque. Tanto é que, em janeiro, o Volkswagen Voyage emplacou 2.004 unidades, sendo o terceiro carro mais licenciado entre os sedãs compactos, superando muitos concorrentes mais novos como Hyundai HB20S ou Honda City. Só perdeu para o Chevrolet Onix Plus (6.164) e o Fiat Cronos (2.481). A explicação está nas vendas diretas, pois somente três unidades foram vendidas no varejo.
Este lote parece ter sido o final do Voyage, pois os números parciais de emplacamentos em fevereiro mostram que somente 49 veículos foram licenciados neste mês, uma quantidade mais adequada para um carro que só tem algumas unidades perdidas no estoque.
Agora, quem quiser um sedã barato da Volkswagen terá que ir atrás do Virtus, a partir de R$ 103.990, agora que ganhou a versão 170 TSI, com o 1.0 turbo de 116 cv que está também no Polo, e a transmissão manual de 5 marchas. Quando confirmou o lançamento do Polo Track como seu novo hatch de entrada no lugar do Gol, a fabricante disse que teria uma linha de carros de entrada com “3 ou 4 modelos”, então existe a expectativa por um Virtus Track no futuro.
Não será a única aposentadoria nos próximos meses. A produção do Gol em Taubaté (SP) foi encerrada no mesmo dia, mas o hatch segue sendo oferecido em algumas concessionárias e no site oficial. Não deve durar muito tempo, pois também teve um emplacamento grande em janeiro, contabilizando 3.387 unidades, sendo que 2.345 unidades foram para vendas diretas, mostrando que ainda há uma procura no varejo. Na parcial de fevereiro, está com 380 unidades emplacadas, apontando que está perto de seu fim. E o Polo Track chegará às lojas agora em fevereiro, então a Volkswagen deve estar esperando a estreia do substituto para decretar o fim do Gol.
Dos remanescentes da família Gol, após 42 anos, restará somente a Saveiro. A picape compacta terá uma sobrevida e prepara uma reestilização, que já foi avistada em testes, como forma de manter uma oferta abaixo da Amarok – afinal, o projeto Tarok, que seria um rival da Fiat Toro, segue engavetado e sem previsão de estreia. Esta renovação da Saveiro deve ser apresentada ainda em 2023. (Motor 1/Nicolas Tavares)