Empresa de viagens rodoviárias cria canal de denúncia de assédios

Frota & Cia

 

O Grupo JCA criou o SOS Bus, um canal de denúncia de assédios que funciona 24h para clientes, que, de dentro do próprio ônibus e no decorrer da viagem, possibilita a sinalização de situações de desrespeito ou importunação relacionadas a esse tipo de violência. O atendimento é feito via WhatsApp, por uma equipe formada somente por mulheres.

 

Lançado em novembro do ano passado, o número do WhatsApp é exclusivo para a tratativa deste tipo de evento e a equipe de atendimento é treinada para o acolhimento da cliente. Alguns dos protocolos adotados são o contato com o motorista para a intermediação local e apoio com o acionamento dos órgãos competentes, como as Delegacias das Mulheres, além do acompanhamento para a continuidade de uma viagem segura.

 

“As mulheres costumam se sentir mais amparadas e seguras quando são atendidas por outras mulheres, principalmente em situações de assédio, por isso tivemos esse cuidado de formar uma equipe de atendimento com este foco”, comenta Renata Pedretti Pestana, diretora de Marketing e Experiência do Cliente do Grupo JCA.

 

Necessidade de ação

 

O grupo reconhece que as principais vítimas desse tipo de violência são mulheres e a criação do canal veio após realizar um profundo estudo de mercado e pesquisas com os passageiros.

 

“Se houver a necessidade de atendimento durante as viagens, a comunicação será rápida e direta via WhatsApp, poupando as passageiras de burocracias como baixar aplicativos específicos para obter o suporte. Após o contato, toda a denúncia terá uma ação corretiva imediata”, complementa Pestana.

 

Até o final de fevereiro, todos os ônibus do Grupo JCA (Viações Cometa, 1001, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão) estarão com adesivos com orientações e o número do SOS Bus. A comunicação também está sendo divulgada nas televisões que ficam nos guichês nas rodoviárias e SMS pré-viagem são enviados para as clientes saberem que o canal existe e está disponível. A companhia reforçou ainda o posicionamento antiassédio em seu manual de boas práticas e nos treinamentos dos motoristas, que recebem recomendações de atendimento específicos para essas eventualidades.

 

O SOS Bus está disponível no número (11) 98975-3819. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)