Virtus 170 TSI é um bom sedã de entrada

Jornal do Carro 

 

O Volkswagen Virtus chega à linha 2023 com leves retoques no visual e atualizações na lista de equipamentos. Porém, as grandes novidades estão nas extremidades da tabela. Ou seja, as versões 170 TSI e Exclusive 250 TSI, que passam a ser, respectivamente, a de entrada e de topo do sedã. Agora, há cinco opções, com preços a partir de R$ 103.990 – mesma tabela do Polo Comfortline TSI com câmbio automático de seis velocidades.

 

Embora o motor 1.0 turbo com potência de até 116 cv e torque de 16,5 mkgf seja igual ao do hatch, na nova versão de entrada do sedã o câmbio é manual de cinco marchas – o automático é opcional. Na Comfortline 200 TSI e na Highline 200 TSI, com o 1.0 turbo de até 128 cv e 20,4 mkgf, só há transmissão automática.

 

Com as atualizações, o estilo do Virtus ficou mais refinado. As principais mudanças estão na dianteira, que traz novos vincos no capô, de perfil mais alto. Além disso, agora o sedã tem os mesmos faróis de LEDs do Nivus. Com isso, ficou 7,9 cm mais comprido sem, contudo, ganhar espaço para ocupantes e bagagens.

 

O sedã mantém os 2,65 m de distância entre os eixos e o porta-malas de 521 litros. Atrás, a novidade é o redesenho das lanternas, com luzes de LEDs.

 

A cabine do sedã também recebeu retoques. Na inédita versão de entrada, avaliada pelo Jornal do Carro, o acabamento é simples. Em vez de imitação de couro nos bancos, por exemplo, há tecido e o volante tem desenho antigo.

 

Porém, há carregador de celular por indução e duas portas do tipo USB-C. Não há saída de ar-condicionado no banco traseiro, nem faróis de neblina. Além disso, as rodas de liga são menores, de 15 polegadas.

 

A versão 170 TSI do sedã só traz novidades eletrônicas importantes na configuração com câmbio automático. É o caso do controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e da frenagem autônoma de emergência.

 

Na com câmbio manual, há recursos como alerta de frenagem de emergência em caso de risco de colisão e assistente de partida em rampa. Além disso, o limitador de velocidade é equipamento de série.

 

Em movimento

 

Ao volante, o Virtus 170 TSI está longe de ter respostas esportivas. Até porque para esse público há a versão Exclusive 250 TSI, com câmbio automático, motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 mkgf e tabela a partir de R$ 144.990.

 

Seja como for, os 116 cv e 16,5 mkgf são suficientes para dar alguma agilidade ao sedã. Colabora com isso o câmbio manual, de engates rápidos e fáceis. As suspensões recalibradas priorizam o conforto.

 

Portanto, nessa faixa de preço o sedã pode ser uma boa opção para quem procura por um carro com apelo familiar, bom espaço interno e consumo adequado. Segundo o Inmetro, com um litro de gasolina o Virtus 170 TSI roda até 15,9 km na estrada e 11,3 km na cidade. (Jornal do Carro/Jady Peroni)