Truck & Bus Builder América do Sul
A produção brasileira de carrocerias de ônibus cresceu, em 2022, 54,9% e atingiu 19.151 unidades, contra 12.361 unidades do ano anterior, segundo dados da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de ônibus). O bom desempenho se deu de forma geral, pois todos os segmentos apresentaram crescimento de vendas. O de urbanos cresceu 80,1%, com 9.675 unidades, contra 5.373 unidades de 2021. O de rodoviários, aumentou 48,5% e pulou de 3.281 unidades para 4.871 unidades. E o de micro-ônibus registrou 4.535 unidades, contra 2.398, com elevação de 37,5%.
A Marcopolo S.A. manteve a sua liderança como fabricante, com 7.990 unidades (incluindo as 2.954 unidades da marca Neobus) e 41,7% de participação na produção brasileira, seguida pela Caio Induscar, com 6.659 unidades (incluindo as 1.053 unidades da Carbuss (ex-Busscar), e 34,8% de market share.
Entre as marcas, a Caio Induscar assume liderança no mercado brasileiro de carrocerias de ônibus, com 5.606 unidades produzidas (29,3% de participação), seguida pela Marcopolo, com 5.036 unidades (26,3%) e pela Neobus, com 2.956 unidades (15,4%).
A liderança da Caio se deu em razão do grande volume de carrocerias urbanas produzidas, 4.177 unidades, o que garantiu, pelo décimo ano consecutivo a liderança no segmento. com 43,2% de participação. A Neobus ficou em segundo lugar, com 2.516 unidades (26,0%), seguida pela Marcopolo, com 2.318 unidades 24.0%). Se forem computados os volumes da Marcopolo e Neobus, a Marcopolo S.A. foi a maior produtora de carrocerias urbanas, com 4.834 unidades e 50,0% do total de 9.675 unidades.
No segmento de rodoviários, o de produtos com maior valor agregado, a Marcopolo manteve a sua liderança com 2.208 unidades comercializadas e 45,3% de participação. Em segundo lugar ficou a Carbuss (ex-Busscar), com 1.053 unidades (21,6%), seguida pela Comil, com 1.012 unidades (20,8%).
No segmento de micro-ônibus, a Mascarello foi a primeira, com 2.036 unidades e 44,9%, seguida pela Caio, com 1.429 unidades (31,5%), pela Marcopolo, com 510 unidades (11,2%) e Neobus, com 438 unidades (9,7%).
Entre os segmentos, o de carrocerias urbanas foi o que teve maior volume, com 9.675 unidades (50,5% do total produzido no Brasil), seguido pelo de rodoviários, com 4.871 unidades (25,4%) e pelo de micro-ônibus, com 4.535 unidades (23,7%). (Truck & Bus Builder América do Sul)