Portal EngenhariaE
Um caminhão Volvo FH elétrico de 40 toneladas realizou uma viagem de 3.000 km entre Zurique, Suíça e Valencia, Espanha – a maior distância já percorrida por um caminhão comercial elétrico.
A empresa de logística suíça Krummen Kerzers fez a viagem de ida e volta. O motorista, Balint Schnell, pegou 20 toneladas de laranjas para a loja de supermercado Casa del Mas em Küsnacht, no Lago Zurich, da própria fazenda de citros da loja em Canals, perto de Valencia. Foi a primeira vez que Schnell dirigiu um caminhão elétrico, então ele teve que se familiarizar com o caminhão elétrico, estudar detalhadamente a rota e planejar antecipadamente.
A Volvo Suíça postou esta foto de Schnell em sua página do Facebook.
A rota ainda não está projetada para carregar caminhões elétricos, então Schnell precisou carregar em estações regulares de veículos elétricos. “Assim que uma estação foi usada por outros veículos, a velocidade de carregamento diminuiu enormemente”, disse Schnell.
Peter Krummen, diretor da Krummen Kerzers, disse:
Recorde ou não, o fator decisivo para nós é o fato de que com esta viagem foram adquiridos importantes conhecimentos sobre o uso de e-trucks no trânsito de longa distância e quase 3 toneladas de CO2 foram evitadas.
A Krummen Kerzers planeja investir em infraestrutura de carregamento de caminhões elétricos em seu escritório em Kerzers, na Suíça, bem como em três outros locais no país. A empresa também quer aumentar sua frota de caminhões elétricos para 18 unidades até o final de 2023. (Portal EngenhariaE/Ademilson Ramos)