AutoIndústria
Enquanto no Brasil a Honda só no mês passado começou a vender o Civic híbrido importado da Tailândia, mundo afora a montadora japonesa faz barulho para anunciar que começará a produzir comercialmente o SUV com célula de combustível de hidrogênio nos Estados Unidos.
O sistema chegará ao mercado no fi do ano que vem fruto de desenvolvimento conjunto com a General Motors, confirmou o diretor executivo sênior da Honda, Shinji Aoyama, em evento realizado na sede da empresa no Japão nesta quinta-feira,2 .
Mas os números ainda serão tímidos em um primeiro momento: a ideia é vender 2 mil unidades anuais incialmente e chegar a 60 mil por ano antes do final da década, quando as entregas passariam a centenas de milhares.
Segundo a empresa, trata-se de uma nova geração da tecnologia lançada em 2016 no carro de passeio Clarity, mas que, além do dobro de durabilidade, terá custos muito inferiores, apenas um terço da atual – e metade disso até 2030, projeta.
O SUV movido a hidrogênio, o conhecido CR-V, também aceitará carregamento doméstico das baterias e será fabricado em Ohio, com a motorização enviada de p anta específica de Michigan. Chegará quase simultaneamente aos mercados norte-americano e japonês até o final de 2024.
Em comunicado, a montadora diz que ainda estuda a oferta em países da Europa numa segunda etapa. Também estuda a aplicação da tecnologia em veículos comerciais e outros segmentos nos quais atua.
A Honda pretende extinguir a produção de motores a gasolina até 2040, quando passará a dispor somente de veículos elétricos a bateria ou a célula de combustível. “O hidrogênio terá papel particularmente importante para alcançarmos a neutralidade de carbono”, afirmou Aoyama. (AutoIndústria)