Caminhões com células de combustível de hidrogênio Nikola Tre entrarão em operação neste ano

Blog do Caminhoneiro

 

Os caminhões elétricos Nikola Tre, que funcionam com eletricidade obtida a partir da reação química gerada pelo hidrogênio, vão entrar em operação na Califórnia, Estados Unidos, no final desse ano.

 

O anúncio foi feito pela Nikola Corporation na última semana, dizendo que quinze caminhões serão fornecidos à transportadora Biagi Bros, que presta serviços à cervejaria Anheuser-Busch InBev.

 

A Anheuser-Busch e a Nikola planejam utilizar mais de 600 caminhões equipados com a tecnologia de células de combustível de hidrogênio. Essas primeiras quinze unidades usarão um posto de abastecimento de hidrogênio construído em Ontário, na Califórnia.

 

As empresas esperam que os caminhões rodem 24 horas por dia, parando apenas para abastecimento e troca de motoristas, e devem rodar mais de 160 mil quilômetros por ano cada um.

 

A Nikola anunciou recentemente que recebeu a autorização para comercialização dos caminhões de emissão zero do California Air Resources Board (CARB), que é um requisito para que o Nikola Tre FCEV seja elegível para o programa HVIP (Hybrid and Zero Emission Truck and Bus Voucher Incentive Project) da CARB.

 

Após a aprovação final do HVIP, os compradores do Nikola Tre equipados com células de combustível em 2023 podem se qualificar para o incentivo estadual da Califórnia avaliado em US$ 240 mil por caminhão; US$ 270 mil por caminhão para frotas de transporte; ou até US$ 288 mil por caminhão para frotas com 10 caminhões ou menos, executando operações de transporte e localizadas em uma área comunitária desfavorecida.

 

Além do financiamento fornecido pelo HVIP, os compradores dos Tre FCEVs de Nikola também se qualificarão para um crédito fiscal adicional de US$ 40.000 para veículos comerciais limpos em 2023 do governo federal devido à aprovação da Lei de Redução da Inflação.

 

Com um alcance de até 500 milhas (800 km) e um tempo de abastecimento estimado de menos de 20 minutos com base em melhorias tecnológicas, espera-se que o Nikola Tre FCEV tenha um dos alcances mais longos de todos os caminhões Classe 8 com emissão zero disponíveis comercialmente, ao mesmo tempo em que obtém economia de peso em comparação com caminhões elétricos a bateria com alcance semelhante. (Blog do Caminhoneiro)