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A revitalização da indústria no Brasil é crucial para alcançar o progresso sustentável e equidade social. Essa é a visão defendida pela atual administração do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que estabeleceu como objetivo principal o fortalecimento da cadeia industrial nacional, com o objetivo de aumentar as exportações do país. Um dos desafios mais importantes desse plano é a promoção do setor de veículos elétricos no Brasil.
Segundo Ricardo David, sócio-diretor da Elev, uma empresa que desenvolve soluções para todo o ecossistema de mobilidade elétrica, ainda é necessário um plano de desenvolvimento do setor a nível nacional. “Eu acredito que o segmento poderia se beneficiar muito com um plano nacional que abranja desde os aspectos logísticos até questões relacionadas à exportação de carros e ônibus elétricos. Nós estamos atrasados na corrida pela eletrificação e precisamos desenvolver o setor, especialmente porque temos a capacidade de produção para sermos autossuficientes nessa indústria”, disse o executivo.
Recentemente, o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, enfatizou a necessidade de criar uma política moderna de desenvolvimento industrial. Ele destacou a criação da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, que trabalhará em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente. Uma das principais estratégias para alcançar essas metas pode ser a eletrificação das frotas.
No entanto, o Brasil ainda está em sua fase inicial quando se trata de eletrificação. Apesar disso, o país tem apresentado crescimento no seu mercado interno. Os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que as vendas de veículos eletrificados (híbridos, híbridos plug-in e elétricos) no Brasil encerraram em 2022 com um aumento recorde de 41% em comparação com o ano anterior. A frota atual de veículos eletrificados no país é de 126.504 unidades, incluindo carros híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).
“Os resultados são positivos, mas ainda estão muito distantes do desejado, especialmente quando observamos o mercado como um todo. Somente com o desenvolvimento sustentável da indústria automobilística poderemos alcançar a independência no setor,” explica o executivo. Os veículos elétricos (BEV) foram destaque entre os eletrificados, encerrando o ano passado com 8.460 unidades vendidas, representando 17% do total de eletrificados.
“Um dos pontos que devemos considerar é a possibilidade de vermos cada vez mais indústrias voltadas para a produção de veículos elétricos, carregadores e baterias. Isso significa emprego e crescimento sustentável. Algo que podemos exportar para os países vizinhos da América do Sul. Mas tudo passa pelo apoio do Estado a esses segmentos privados”, aponta Ricardo David.
Alguns fabricantes de automóveis que já anunciaram planos para produzir veículos eletrificados no Brasil incluem a Great Wall Motor, a CAOA Chery e a BYD. A Great Wall Motor planeja produzir veículos elétricos e híbridos no país e já selecionou uma localidade para construir sua fábrica, a CAOA Chery anunciou que planeja investir em veículos elétricos no Brasil, e a BYD está em negociação para construir um complexo para produzir automóveis elétricos e híbridos no país.
Sobre a Elev
Fundada em 2021, a ELEV é uma empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, desde o aplicativo que indica os eletropostos pelo país, até a implantação de pontos de carregamento elétrico e atuação em Pesquisa e Desenvolvimento. (Portal da Autopeças)