Coisas de Agora
A Volkswagen do Brasil e o Grupo Volkswagen Argentina conquistaram a certificação Top Employer 2023, se mantendo entre as melhores empresas para trabalhar e sendo empregadoras de referência em seus mercados.
Este é o 5º ano consecutivo em que a Volkswagen do Brasil conquista a certificação Top Employer. Ao longo desses cinco anos, a nota da empresa aumentou mais de 16%. No Brasil, a VW conquistou 100% de aprovação em cinco áreas da pesquisa: Estratégia de Negócio, Estratégia para Pessoas, Ambiente de Trabalho, Employer Branding e Ética & Integridade. O Grupo Volkswagen Argentina foi reconhecido pela 4ª vez consecutiva como Top Employer. A Volkswagen México recebeu a certificação Top Employer pelo 8º ano consecutivo.
“A Nossa VW está conectada às últimas tendências globais em gestão de pessoas e a conquista da certificação Top Employer pela Volkswagen do Brasil e pelo Grupo Volkswagen Argentina pelo 5º e 4º anos, respectivamente, é motivo de muito orgulho. Somos uma empresa cada vez mais ágil, digital, humana e com ações robustas que promovem a diversidade e inclusão. O Top Employer reconhece o trabalho de todos os nossos colaboradores, reforçando o compromisso da Volkswagen de ser uma empregadora de excelência”, afirma Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região SAM (South America).
O Top Employer é uma pesquisa que compara as empresas em relação às melhores práticas em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento de ambientes de trabalho, feita pelo Top Employers Institute. As empresas participantes são validadas, certificadas e reconhecidas como empregadoras de referência em seus mercados.
Neste ano foram certificadas 2.052 empresas em 121 países; no Brasil, foram 57 empresas de 13 setores. O número brasileiro é recorde, com aumento de 14% em relação à edição anterior, o que demonstra uma preocupação crescente em melhorar processos e consolidar a conexão entre os colaboradores e o propósito das organizações.
A avaliação deste ano já reflete a nova ordem do mercado, que surge pós pandemia, com a transformação digital, maior investimento na aquisição e retenção de talentos – cada vez mais globais dentro de um sistema híbrido de serviço – e na busca por qualidade de vida.
Alguns projetos da Volkswagen do Brasil que contribuíram para a conquista do Top Employer 2023
Saúde e bem-estar: A Volkswagen do Brasil investe continuamente em novos programas e espaços dedicados à saúde e bem-estar de seus colaboradores. Academia ao ar livre na fábrica e espaços de convivência são alguns exemplos.
Metas ambientais e de diversidade: Em 2022, a Volkswagen foi a primeira fabricante de veículos do Brasil a fechar um acordo para captação de uma dívida bancária, por meio da modalidade de Notas de Crédito à Exportação (NCE), com compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança), chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável).
A operação está atrelada a compromissos claros da montadora de reduzir emissões de CO2 de origem fóssil em suas operações e de aumentar a participação de mulheres na liderança. Essa meta, por exemplo, visa elevar, até 2024, de 14% para 26% a participação de mulheres em cargos executivos, sendo que em posições de gerência a presença feminina deve subir de 9% para 25%. Já em 2022, a empresa atingiu 18,3% no total em pessoas do gênero feminino em posição de liderança, o que representa um avanço real de 22% em relação ao mesmo período de 2021.
Diversidade & Inclusão: A Volkswagen desenvolve uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Entre as ações, estão cinco grupos de diálogo formados por nossas pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares gênero, LGBTQIAP+, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência). Em 2022, a Volkswagen fez seu 1º Censo da Diversidade, com participação voluntária e confidencial, mapeando o perfil dos colaboradores para promover ações direcionadas e tornar o ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão.
VW Learning: É a plataforma digital de aprendizagem disponível para 100% dos colaboradores Volkswagen. Conta com cursos dos mais diversos conteúdos, entre os quais aperfeiçoamento de carreira, competências e habilidades comportamentais, incluindo ferramentas como vídeos, podcasts, livros digitais etc. Há também cursos preparados pelos colaboradores para multiplicar conhecimento técnico das áreas.
Estratégia de negócios: A comunicação robusta para disseminar a estratégia da empresa, ACELERA VW, envolve todos os colaboradores de forma transparente e didática. Com foco nas batalhas Pessoas, Produto, Processos, Clientes e Sustentabilidade, a estratégia inclui projetos para que a VW seja uma das melhores empresas para trabalhar, para obter resultados financeiros sustentáveis, aumento da satisfação dos clientes, descarbonização nas fábricas, aumentar a liderança feminina na VW, entre outros. (Coisas de Agora)