AutoIndústria
A RAM apresentou esta semana na CES 2023, em Las Vegas, Estados Unidos, a picape-conceito elétrica 1500 Revolution Concept. Movida a bateria (BEV), o veículo antecipa recursos inéditos e estilo que em boa medida estarão presentes no modelo comercial, já conhecido como 1500 BEV e que será lançado em 2024.
A marca planeja ter toda sua linha de picapes eletrificada nos próximos anos para atender o plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, grupo proprietário. A Concept, portanto, é o ponto de partida dessa transformação da gama de produtos historicamente movidos por potentes motores a gasolina ou diesel.
“É o sinal mais claro até agora de que estamos no início de algo extraordinário na Ram e aponta diretamente para onde estamos indo em nossa jornada eletrificada”, disse Mike Koval Jr., CEO da marca.
O modelo-conceito exibido na CES se destaca pelo futurístico desenho da carroceria. Na dianteira, relevância para os faróis em LED em forma de diapasão e o emblema da marca animado e modernizado. A picape foi concebida sem a coluna B e as portas têm abertura tipo “saloon”.
O conjunto motriz compacto permite abrigar um inédito porta-malas dianteiro com abertura elétrica, conforto também disponível para a tampa do bocal de carregamento das baterias, tampa traseira da caçamba, maçanetas de porta embutidas, estribos laterais e um estribo traseiro com difusor ativo.
A tração é transmitida para as quatro rodas, que têm esterçamento com até 15° de articulação e foram projetadas para oferecer maior manobrabilidade em baixa velocidade e em trilhas off-road apertadas, além de aprimorar a resposta de direção em altas velocidades.
A Concept tem espelhos retrovisores laterais menores, mais leves e confeccionados em materiais impressos em 3D e que utilizam câmeras digitais para capturar imagens nos arredores da picape, permitindo a redução no tamanho. As rodas são de 24 polegadas.
Concebida sobre a plataforma STLA Frame EV, a picape dispõe de motores elétricos menores. Com isso, a fabricante conseguiu “deslocar” a cabine para a frente e aumentar seu comprimento. A 1500 Revolution BEV tem habitáculo 10 cm mais longo do que a picape atual equivalente, mesmo mantendo o comprimento da caçamba.
No interior, com um painel mais minimalista e que destaca dois monitores centrais móveis que somam 28 polegadas, vale destacar também os assentos rebatíveis na terceira fila. Entre a cabine e a caçamba, a divisória central elétrica inclui assentos rebatíveis montados com uma seção inferior removível para colocação na caçamba.
Alguns recursos tecnológicos apresentados:
- Assistente virtual alimentada por Inteligência Artificial (IA) que melhora a interação no veículo e no exterior com os usuários. Um avatar da Ram 3D atua como o rosto do veículo, respondendo a vários comandos de voz dos usuários. Além disso, o controle de voz permite que a Ram 1500 Revolution BEV Concept siga os comandos do proprietário enquanto eles estão fora do veículo, como fechar as janelas, tocar música e tirar uma foto
- Modo Sombra – O veículo siga automaticamente o motorista andando à frente do veículo. Esse recurso ativado por voz pode ser útil em situações em que o motorista precisa se mover a uma curta distância e não quer voltar para a picape.
- Modo de cabine – Os modos de cabine são configurações de “um botão” que ajustam vários aspectos da experiência da cabine de uma só vez, como iluminação interior, posição e orientação do assento, opacidade da janela e claraboia, suspensão do veículo, zonas de som e conteúdo da tela;
- Tela inferior ajustável e removível – pode ser usada como um tablet, tela de passageiros, estação de trabalho na caçamba, controle de veículo ou controlador de videogame. Os dois monitores de 14,2” podem ser combinados para fornecer uma área de visualização maior
- Capacidades autônomas – No modo autônomo de nível 3+, o veículo retrai o volante para fornecer espaço adicional para o motorista. (AutoIndústria)