Truck & Bus Builder América do Sul
O caminhão 100% elétrico Volkswagen e-Delivery 11 está sendo utilizado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, na Região Amazônica, para o abastecimento de aeronaves. Graças à parceria entre a Pioneiro Combustíveis, a BR Aviation (unidade de negócios da Vibra Energia e marca licenciada da Petrobras) e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, este é o primeiro modelo 100% elétrico da América Latina a abastecer aeronaves.
Depois de um período de testes e de treinamento dos funcionários da empresa, o veículo elétrico começou a operar de forma plena no último dia 12 de dezembro, levando o Jet-A para os clientes BR Aviation.
O principal objetivo desta união é potencializar a descarbonização do segmento da aviação e ainda ajudar a promover o desenvolvimento da Região Amazônica, em linha com as diretrizes estratégicas da BR Aviation e da Pioneiro, de focar em negócios voltados à transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis. A iniciativa abre uma possibilidade imediata, de rápida adoção, para reduzir o impacto do setor de aviação no aquecimento global.
“Sabemos que a transformação das aeronaves, seja para uso de combustível verde ou eletricidade, ainda levará algum tempo. O caminhão elétrico é resultado da busca por soluções já disponíveis, com eficácia comprovada e viabilidade econômica e operacional para reduzir as emissões desde já”, afirma Lindi Tambke, CEO da Pioneiro Combustíveis.
A aviação é responsável por cerca de 3,5% da contribuição humana para o aquecimento global, de acordo com um estudo de 2020 realizado pela Manchester Metropolitan University, publicado na revista Atmospheric Environment. Ao iniciar a adoção de caminhões elétricos para abastecimento, a BR Aviation e a Pioneiro Combustíveis se antecipam a uma das metas do programa SustenAr, lançado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para estimular melhorias em aspectos ambientais na Aviação Civil. O programa prevê, como uma das formas de estimular soluções sustentáveis, a substituição de combustíveis fósseis na frota aeroportuária terrestre.
“Iniciar uma operação inovadora, com grande potencial de transformação no setor, é a realização de um sonho. Somos apaixonados pela região amazônica e sabemos do grande potencial de repercussão das iniciativas implantadas aqui. Temos em Manaus nossa base operacional, e queremos provar que, se é possível inovar no coração da floresta, isso também é possível nos grandes centros urbanos”, explica Rolf de Sousa Tambke, Diretor de Operações da Pioneiro.
Para que o caminhão elétrico pudesse começar a operar, a EZVolt instalou no Aeroporto de Manaus um carregador com 1 ponto de recarga CCS-2, com potência de saída de 24 kW em corrente contínua, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.
Esta parceria é estratégica, pois trata-se da primeira operação de um caminhão elétrico na aviação da América Latina. Os benefícios ambientais são nítidos com a ampla eliminação de CO2 e outras partículas de escapamento, contribuindo para um ambiente de trabalho menos ruidoso e mais sustentável nos aeroportos. É um modelo de atuação com potencial de impactar toda a cadeia de abastecimento do segmento.
“A chegada do caminhão elétrico é uma semente para a criação de uma rede de fontes renováveis. Já consigo enxergar o pátio dos aeroportos cheio de caminhões elétricos. Além de contribuir para a descarbonização da aviação, esses caminhões vão fazer a BR Aviation prestar um serviço ainda melhor para os seus clientes”, afirma Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra”, afirma Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra.
Parceria inovadora
A adoção de veículos elétricos para abastecimento pela Pioneiro Combustíveis surgiu a partir de uma rodada de intercâmbio com empresas europeias que atuam nos serviços aeroportuários. Para criar uma versão genuinamente brasileira dessa tecnologia, a Pioneiro Combustíveis se uniu à Vibra e à Volkswagen Caminhões e Ônibus, que já tem no mercado o veículo de entregas urbanas e-Delivery, que reúne características ideais para os serviços em aeroportos. O modelo adotado é o e-Delivery 11, com capacidade de 11,4 toneladas e vem equipado com motor de tração com potência de 300 kW, três módulos de baterias LFP com 105kWh total, capazes de fornecer autonomia de até 110 km. (Truck & Bus Builder América do Sul)