Jornal do Carro
Cumprindo com o prometido, a Ford está prestes a revelar dois dos sete modelos 100% elétricos que serão lançados até 2024. De acordo com a fabricante, ambos são SUVs, sendo um ‘crossover médio’ e outro com pegada esportiva. Para isso, a marca norte-americana vai utilizar a plataforma MEB, que pertence à família ID da Volkswagen. Esta permite aos fabricantes uma certa liberdade no projeto dos carros, bem como oferece praticidade e redução de custos.
Para quem não lembra, no começo deste ano, as duas montadoras firmaram uma parceria que engloba a mobilidade elétrica, além da produção de veículos comerciais e sistemas de condução autônoma. Inclusive, um fruto desse acordo é a nova VW Amarok 2023, que utilizou como base o projeto da picape Ranger. Dessa forma, com foco no mercado Europeu, a Ford pretende aumentar o volume de produção para 1,2 milhões de unidades em um prazo de seis anos.
Expectativas
Até o momento, a montadora do oval azul não revelou grandes detalhes dos dois SUVs. Entretanto, divulgou imagens da silhueta do crossover médio, onde é possível ver os faróis em formato de ‘L’ invertido. Recentemente, o líder da divisão Ford E, Martin Sander, mostrou um pequeno spoiler (abaixo) do modelo nas redes sociais. Na imagem, aparece uma parte do para-choque, bem como um pedaço do farol. Para o crossover esportivo, o visual parece mais parrudo, com faróis arredondados.
Em relação ao design, a Ford já confirmou que os modelos serão bem diferentes dos carros da Volkswagen. ”Deixe-me garantir a você, esses produtos terão absolutamente a aparência e a dirigibilidade dos Fords”, comentou o chefe da Ford Europa, Stuart Rowley.
Sobre o desempenho, é bem provável que o crossover médio tenha uma motorização similar ao conjunto usado pelo SUV ID.4 da Volks, com potências entre 146 cv e 201 cv. Seja como for, é certo que ele terá em média 500 km de autonomia graças a plataforma MEB, que permite baterias de até 77 kWh. Por outro lado, a variante esportiva pode se aproximar mais do ID.5, com 299 cv de potência.
Outros lançamentos
Embora não tenham datas definidas de apresentação, há especulações de que o SUV médio elétrico aparecerá globalmente ainda neste ano. As vendas estão previstas para o começo de 2023, enquanto as do esportivo vão ficar apenas para 2024.
Além dos dois SUVs, a marca vai revelar mais 5 modelos 100% elétricos. Um deles, inclusive, será o Puma, que passará por uma reestilização. Assim, os três se juntarão ao Mustang Mach-E. Já no lado dos comerciais, que também terá participação da VW, a Ford confirmou as novas gerações do Transit/Tourneo Curier e Transit/Tourneo Custom, que vão se unir ao E-Transit. Todos terão produção na fábrica de Colônia, na Alemanha.
Com esses lançamentos, a montadora terá, no total, um portfólio de 9 modelos totalmente elétricos. Assim, a fabricante pretende alcançar a marca de 60 mil unidades emplacadas anualmente, com o objetivo de atingir os 2 milhões em 2026. (Jornal do Carro/Jady Peroni)