Operadora alemã sinaliza a compra de 50 eActros LongHaul

Frota & Cia

 

A operadora logística Dachser, da Alemanha, assinou uma Carta de Intenções com a Mercedes-Benz Trucks, para compra de 50 caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros LongHaul. O veículo oferece uma autonomia de cerca de 500 km a partir de uma única carga e deve estar pronto para produção em série até 2024.

 

“A Dachser é um cliente muito valioso para nós no transporte sustentável. Por isso, estamos muito satisfeitos porque a empresa de logística agora planeja contar com o eActros LongHaul na próxima etapa, reforçando nossa estratégia quanto a eletrificação”, afirma Stina Fagerman, Head de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks.

 

Do lado a operadora, a Carta de Intenções reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento e teste de propulsores de veículos comerciais amigos do ambiente. “A ampla autonomia do eActros LongHaul vai nos permitir transportar mercadorias entre nossas localizações europeias sem emissões, mesmo no tráfego de cargas pesadas e no transporte de longa distância. Este é um componente importante da nossa estratégia de proteção climática de longo prazo”, reforça Alexander Tonn, Diretor Operacional de Logística Rodoviária da Dachser.

 

Entrega sustentável

 

Desde 2018, a Dachser utiliza veículos elétricos à bateria, como parte de seu conceito de entrega urbana sustentável, batizado de “Dachser Emission-Free Delivery (Entrega Livre de Emissões)”. Em onze cidades europeias, vans e caminhões elétricos à bateria entregam todas as encomendas de maneira livre de emissões locais de CO2 como padrão em uma área definida do centro da cidade. Na “última milha”, a Dachser também usa bicicletas de carga com suporte elétrico para distribuir as encomendas.

 

“Tivemos experiências muito boas em logística urbana com o desempenho de veículos BEV (Battery Electric Vehicles – Veículos Elétricos à Bateria). Portanto, era lógico dar o próximo passo – dirigir em longas distâncias – junto com a Mercedes-Benz Trucks”, disse Stefan Hohm, Diretor de Desenvolvimento na Dachser.

 

Segundo a Mercedes-Benz Trucks, as baterias usadas no eActros LongHaul empregam tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP), que oferecem uma longa vida útil e mais energia utilizável. Elas podem ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt. Três conjuntos de baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh e dois motores elétricos, como parte de um novo eixo elétrico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de mais de 600 kW. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)