No Peru, venda de veículos comerciais cai 18,7% em novembro

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O mercado peruano de veículos comerciais pesados fechou novembro com a venda de 1.436 unidades, 18,7% abaixo dos 1.766 veículos comercializados no mesmo mês de 2021, de acordo com dados da APP (Associação Automotris do Peru). Foram 1.003 caminhões, volume 25,0% inferior às 1.337 unidades do ano anterior; 186 ônibus, 15,5% abaixo das 220 unidades, e 247 cavalos mecânicos (tractocaminhões), 18,2% acima das 209 unidades de novembro do ano passado.

 

Em vendas acumuladas o mercado peruano de veículos comerciais pesados registrou crescimento de 2,5%, com 15.517 unidades, contra 16.117 unidades de janeiro a novembro do ano passado. Por segmento, em caminhões, nos onze primeiros meses deste ano, foram vendidos 11.717 veículos, volume 1,3% abaixo dos 11.871 veículos licenciados no mesmo período de 2021. No segmento de tractocaminhões foram vendidos 2.547 veículos, 2,7% acima do total de 2.479 unidades vendidas de janeiro a novembro do ano passado. E em ônibus e miniônibus, as vendas acumuladas totalizaram 2.253 veículos, volume 27,5% superior às 1.767 unidades faturadas no ano anterior.

 

O gerente de assuntos econômicos da AAP (Associação Automotriz do Peru) Alberto Morisaki informou que, a queda de vendas em alguns algumas categorias de mercado, como o de caminhões para o transporte de produtos, especialmente nos segmentos de mineração e construção, foram consequência do menor dinamismo ocorrido nas atividades econômicas no país, inclusive a crise governamental com a deposição do presidente da República.

 

Com referência ao resultado positivo registrado em vendas acumuladas de ônibus e de miniônibus, Alberto Morisaki justificou a recuperação do segmento de transporte de pessoas por ter sido um dos setores mais afetados e que apresentaram recuperação tardia. Destacou ainda que as vendas em 2021 foram as piores dos últimos oito anos e que agora ocorre a maior mobilidade das pessoas para as atividades profissionais e ensino, e a maior afluência a locais de entretenimento e turismo, o que tem impulsionado a procura por esses veículos. (Truck & Bus Builder América do Sul)