Coisas de Agora
Reforma no heliponto permite receber aeronaves de maior porte, agilizando o atendimento de vítimas de acidentes. Modificações das instalações do Anexo da Mulher permitem ativar o Banco de Leite Humano.
A Volkswagen do Brasil, por intermédio do Programa Paraná Competitivo, investiu mais de R$ 3 milhões em duas obras no Hospital do Trabalhador em Curitiba (Unidade do CHT): a ampliação do heliponto e a reforma das instalações do subsolo do Anexo da Mulher para abrigar o Banco de Leite Humano.
O heliponto do Hospital do Trabalhador estava desativado desde 2018. A obra permitirá a reativação para recebimento de aeronaves de maior porte (H3 – Área de toque 324 m²) contribuindo decisivamente para a redução do tempo de chegada das vítimas graves e instáveis ao hospital e, dessa forma, aumenta a chance de salvar esses pacientes.
A reforma das instalações do subsolo do Anexo da Mulher visou readequar o espaço e ativar o Banco de Leite Humano. A partir da inauguração da unidade, haverá o estímulo ao aleitamento materno e a administração de leite humano aos recém-nascidos enfermos e/ou prematuros. O leite humano é uma matriz bioativa de benefícios que não podem ser replicados por nenhuma outra fonte de nutrição. Além do baixo custo do alimento, evidências científicas apontam inúmeros benefícios que o leite humano pode trazer ao bebê, como melhor desenvolvimento neuropsicomotor e do crescimento, bem como atuar sobre importantes funções imunológicas.
“O banco de leite materno é fundamental e agora vem atender e completar o serviço prestado às nossas crianças. Já o heliponto pode ser decisivo para salvar uma vida, garantindo agilidade na urgência e emergência. Essas obras irão ampliar ainda mais nossa capacidade de atendimento”, disse o vice-governador do Paraná, Darci Piana.
“A vida é o nosso bem mais valioso. Para tanto, a Volkswagen do Brasil procura incentivar projetos da área da saúde oferecendo processos, equipamentos e estruturas renovadas, modernizadas e adequadas às principais necessidades da sociedade para cuidar cada vez melhor das pessoas”, explica Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil.
No Estado, o projeto é uma das contrapartidas do Protocolo de Intenções firmado pela Volkswagen do Brasil com o Governo do Paraná em 2013 por meio do Programa Paraná Competitivo, que viabilizou a realização de investimentos na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais para a produção do modelo T-Cross. (Coisas de Agora)