Caminhões Volvo obtém redução de 18% no consumo de combustível em quatro anos

Blog do Caminhoneiro

 

O Volvo FH 460 4×2 ficou 18% mais eficiente no consumo de combustível em quatro anos. A redução foi constatada pela revista independente alemã Trucker, que repetiu um teste feito há quatro anos, com um caminhão semelhante.

 

De acordo com a Volvo, o teste independente foi realizado por uma rota de 343 quilômetros na Alemanha, passando por diversos tipos de estradas, com terrenos íngremes e rodovias sinuosas.

 

Nessa edição do teste, o caminhão fez uma média de 4,65 km/l quando engatado em uma carreta padrão, de três eixos, e peso total de 32 toneladas. O novo FH 460 é equipado com a tecnologia de redução de consumo I-Save.

 

“Os efeitos do pacote I-Save, usando melhorias avançadas no motor Turbo Compound, novo software mais inteligente e aerodinâmica refinada, se somam para proporcionar um uso de combustível muito eficiente. Este teste independente é mais uma prova sólida do grande e positivo impacto que o I-Save tem no consumo de combustível”, diz Helena Alsiö, vice-presidente de gerenciamento de produtos de trem de força da Volvo Trucks.

 

No teste efetuado em 2018, o caminhão sem o pacote I-Save, mas com a mesma potência, obteve uma média de 3,82 km/l. Nos testes, a velocidade média foi de 79,9 km/h em 2022 e 79,8 km/h em 2018.

 

O teste foi realizado por Jan Burgdorf, das revistas Trucker e VerkehrsRundschau da Alemanha, que sempre faz a mesma rota com caminhões de diversas marcas, garantindo que a avaliação seja justa com todos os modelos. (Blog do Caminhoneiro)