Jornal do Carro
Em tempos de disparada dos preços dos carros novos, o lançamento de novidades com tabela, digamos, civilizada, chamam a atenção. É o que fez a Chevrolet com a linha 2023 da minivan Spin, que volta a ter opção de câmbio manual para as versões LS e LT. A tabela parte de R$ 100.540 e R$ 107.090, respectivamente.
As demais continuam à venda. Aliás, a Spin é o único modelo do mercado com opção de sete lugares e preços abaixo de R$ 150 mil. Essa configuração é oferecida na LT, a R$ 113.260, e na Activ, a R$ 131.490. Para ambas, o câmbio é automático de seis velocidades.
Segundo informações da marca, o hiato para a volta do câmbio manual tem a ver com as novas regras de emissões e ruídos previstas no Proconve L7. Assim, a GM promoveu alterações mecânicas no velho conhecido motor 1.8 de quatro cilindros e oito válvulas.
A GM informa que fez atualizações no motor, transmissão, arquitetura eletrônica, sistemas de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível. Com isso, ainda de acordo com a empresa, a emissão de gases poluentes foi reduzida em até 43%.
Além disso, os preços são até 10% menores que os das versões com transmissão automática, que também tem seis velocidades. Porém, os números de potência e torque não mudaram. São de até 111 cv e 17,7 mkgf, respectivamente.
A lista de equipamentos também não mudou. Desde a versão de entrada, LS, a minivan vem com controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, regulagem de altura dos faróis, ar-condicionado, vidros e travas elétricos e direção com assistência elétrica. Alerta de frenagem de emergência, direção e rodas de 15 polegadas também estão no pacote.
Nivus e T-Cross com motor de Polo
A Volkswagen começou a produzir no Brasil a versão 170 TSI de Nivus e T-Cross. Ou seja, com o mesmo motor 1.0 turbo do novo hatch Polo, porém apenas a gasolina. A potência é de 95 cv e o torque máximo é de 16,8 mkgf.
Embora seja feita aqui no País, a nova opção para os dois SUVS só é vendida, por enquanto, na Argentina. Além do motor “menor”, essa configuração vem bem menos equipada que as vendidas no mercado brasileiro. O câmbio, por exemplo, é apenas manual de cinco velocidades.
O T-cross 170 TSI sai de fábrica com rodas de liga leve com 16”, faróis de neblina, multimídia com tela de 6,5”, seis airbags e freios ABS. Para o Nivus 170 TSI, o pacote de equipamentos é igual. (Jornal do Carro)