Instituto Renault atinge a marca de 277 pessoas formadas no Programa Geração Futuro Jovens Talentos

Coisas de Agora

 

O programa Geração Futuro Jovens Talentos é uma resposta do Instituto Renault aos aspectos de vulnerabilidade social apontados pelo Mapa Social da Borda do Campo, bairro onde ficam localizadas as quatro fábricas da Renault do Brasil, e integra o compromisso da marca com o desenvolvimento econômico e social da região por meio da oferta do curso profissionalizante gratuito.

 

“Acreditamos no poder de transformação da educação e por isso, em 2019 lançamos o Geração Futuro Jovens Talentos, um programa que muito nos orgulha. Das turmas formadas até dezembro de 2021, 82% já estão no mercado de trabalho”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

 

Além da grade curricular padrão do Geração Futuro Jovens Talentos, que inclui conceitos administrativos, aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, comunicação e cálculo matemático, os alunos da sexta turma tiveram a oportunidade de vivenciar um módulo especial com ênfase em logística.

 

A criação do módulo de logística surgiu a partir de uma escuta com a comunidade, envolvendo líderes comunitários e representantes das iniciativas público e privada. A região da Borda do Campo contém empresas de logística, que necessitam de mão de obra qualificada. Interessados em seguir a carreira nesta área, dos 81 formandos, 30 alunos participaram das aulas temáticas.

 

“O curso contribuiu muito para trabalhar aspectos pessoais e profissionais. Hoje, já consigo apresentar trabalhos com confiança e me sinto seguro para buscar a primeira oportunidade”, conta Jaderson Rodrigues, aluno da sexta turma.

 

O evento de formatura da sexta turma aconteceu na sede da Renault do Brasil e contou com a participação de Daiana Antunes da Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais e Yvy Abade, da Unilehu, entidades parceiras do programa.

 

“É um grande orgulho para a Unilehu fazer parte desta parceria que impacta tantos jovens. Somos parte de uma grande rede de vidas que transformam e vidas transformadas!” reforça Yvy Abbade, vice-presidente da Unilehu – Universidade Livre para Eficiência Humana.

 

Instituto Renault

 

A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social.

 

Nos últimos 12 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 830 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito.

 

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

 

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 96 mil pessoas desde 2005.

 

A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações em gastronomia e costura para promover a geração de renda, a AMARB formou 171 pessoas em 2021, contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

 

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. São 277 jovens formados em seis turmas do programa. Das turmas formadas até dezembro de 2021, 82% dos jovens formados já estão empregados.

 

Na Segurança no Trânsito, a Renault é signatária do “Programa Laço Amarelo” e promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 260 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

 

Além disso, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono, a Renault já comercializou mais de 1.200 veículos 100% elétricos no Brasil. Conheça mais sobre o Instituto Renault. Visite: https://institutorenault.com.br. (Coisas de Agora)