No Chile, aumenta venda de ônibus e cai de caminhões

Truck & Bus Builder América do Sul

 

Em consequência da retração da economia que o país passou a enfrentar neste segundo semestre, o mercado de veículos comerciais do Chile sofreu uma queda na comercialização de veículos, como de outros bens.  Segundo dados da ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), foram 1.795 unidades comercializadas em novembro, contra 1.946 unidades no mesmo mês de 2021, com queda de 7,6%.

 

A queda só não foi maior porque o segmento de ônibus foi o único que apresentou crescimento e compensou em parte a queda do setor de caminhões. Foram 576 unidades contra 206 no mesmo mês do ano passado, com aumento de 179,6%.

 

Afetado por esse momento adverso, o mercado de caminhões registrou, em novembro, queda de vendas de 29,9% com 1.219 unidades em comparação com os 1.740 veículos registrados em novembro de 2021 e 10,6% abaixo dos 1.363 caminhões registrados em outubro último.

 

Em vendas acumuladas, o mercado chileno de veículos comerciais manteve, até novembro, elevação, com crescimento de 3,0% em relação ao período de janeiro a novembro de 2021, com 17.402 unidades, contra 16.888, graças ao forte aumento na entrega de ônibus, que atingiu 2.687 unidades, 61,6% acima dos 1.663 veículos vendidos no mesmo período de 2021. Essa marca ainda é 17,5% inferior ao resultado de 2019 quando, de janeiro a novembro, foram vendidos 3.257 veículos.

 

O segmento de caminhões sofreu retração de 3,3% em vendas acumuladas de 14.715 unidades, em comparação com os 15.225 veículos vendidos em igual período do ano passado.

 

Segundo a Anac, o grande impulsionador das vendas de ônibus foi o sistema de transporte coletivo urbano de Santiago, o Red Movilidad, que demandou este ano 1.028 novas unidades, contra apenas 24 no mesmo período de 2021.

 

A Scania liderou as vendas gerais de caminhões com 1.836 veículos e também no segmento de pesados, com 1.834 unidades. A JAC comandou as vendas no segmento de caminhões leves, com 387 unidades. E a Hino, com 848 veículos, liderou o segmento médios.

 

Por segmento, foram as seguintes as empresas que mais se destacaram:

 

Segmento leve

1 – JAC, 387 unidades

2 – Foton, 289

3 – Hino, 270 unidades

 

Segmento médio

1 – Hino, 848 unidades

2 – Chevrolet, 831

3 – Fuso, 731

 

Segmentos pesado:

1 – Scania, 1.834 unidades

2 – Mercedes-Benz, 1.713

3 – Volvo, 1.642 unidades

 

Mercado total de caminhões                            

1 – Scania, 1.836 unidades

2 – Mercedes-Benz, 1.813

3 – Volvo, 1.642

4 – Volkswagen, 1.492

5 – Hino, 1.275

6 – Chevrolet, 1.158

7 – Fuso, 876

8 – JAC, 713

9 – Foton, 646

10 – Freightliner, 554 unidades

 

Mercado de ônibus

1 – Volvo, 655 unidades

2 – Mercedes-Benz, 581

3 – Scania, 524

4 – Foton, 256

5 – Fuso, 138

6 – Yutong, 74

7 – Volkswagen, 46

8 – Agrale, 38

9 – Hyundai, 34

10 – King Long, 33 unidades

(Truck & Bus Builder América do Sul)