Portal Terra
Apesar de ter uma linha só de picapes de alto padrão, portanto caras para a maioria da população, a Ram vende como nunca no Brasil. As picapes Ram 3500, Ram Classic e Ram 1500 estão presentes entre os 10 veículos premium do país. De janeiro a novembro, o crescimento da marca foi de 49%
Mas, por que a Ram vende tanto? Há algumas razões. Primeiro porque a Stellantis (dona da marca) teve agilidade suficiente para entender que o consumidor de picapes de alto padrão estava sem opções. Enquanto a GM demora para trazer o Chevrolet Silverado e as picapes Ford F-150 e Ford F-250 não passam de sonho, a Ram lançou dois novos modelos este ano.
Primeiro veio o Ram 3500, no topo da categoria. Mais recentemente foi a vez do Ram Classic, que mostra como a marca da Stellantis é inteligente. O Ram Classic nada mais é do que a antiga geração do Ram 1500, já vendido no Brasil na versão Rebel. Bastaram algumas modificações inteligentes para que o Ram Classic também conquistasse seu espaço.
O portfólio da marca é completado com o Ram 2500 Laramie, que é vendido há anos no Brasil. Devido ao alto valor das picapes americanas, os números recordes são baixos quando comparados aos modelos populares, mas neste segmento impressiona. Com 720 vendas, novembro foi o melhor mês de todos os tempos da Ram no Brasil.
Topo da gama, o Ram 3500 foi o 2º no ranking de veículos premium com 304 emplacamentos. Outro lançamento deste ano, o Ram Classic ficou na 5ª posição (207 unidades), seguido do Ram 1500 Rebel (178).
O acumulado de janeiro a novembro já é de 4.046 unidades, ou seja, 49% a mais do que as 2.714 picapes emplacadas no mesmo período do ano passado. A Ram atua numa faixa de mercado acima de R$ 340 mil. Somente no final de 2023 a GM lançará no Brasil o Chevrolet Silverado, o que tornará o segmento ainda mais atraente. (Portal Terra/Sergio Quintanilha)