Jornal do Carro
Nos últimos anos, os carros chineses ganharam destaque pelo nível de equipamentos e pela tecnologia embarcada. Por isso, aqui no Brasil, não são mais reconhecidos por custarem significativamente menos que seus rivais diretos. Mas o mercado chinês ainda reserva alguns casos curiosos de carros com preços, digamos, “camaradas”. O mais novo deles é a BAW Calorie, a picape média mais acessível que qualquer automóvel 0-km à venda por aqui atualmente.
Apesar da credencial, trata-se de uma picape bem equipada. Feita pela Beijing Auto Works, o modelo tem cabine dupla, quadro de instrumentos com duas telas digitais de 10 polegadas e revestimento de couro na cabine. Tudo isso com preços entre 69.800 e 76.800 yuans, cerca de R$ 51 mil e R$ 56 mil na conversão direta. Com 5,27 metros de comprimento, a Calorie é apenas 5 cm menor que uma Toyota Hilux, por exemplo. Além disso, há uma versão com chassi alongado que alcança 5,52 metros de comprimento.
Picape é bem equipada, mas…
Embora a Calorie tenha itens de modelos mais caros como os mencionados anteriormente, nem tudo são flores. Isso porque a picape nem sequer oferece opção de transmissão automática. Tampouco tração 4×4. O motor é um 2.0 a gasolina, sem turbo, com 144 cv de potência e 20,4 mkgf de torque. Com isso, o utilitário não transporta mais que 800 kg na caçamba, bem menos que qualquer picape média diesel disponível no Brasil.
Por fora, o design tem aspecto simples. Nas versões mais básicas, nada de luxos. As rodas são de aço, sem calotas. No entanto, seus compradores podem personalizá-la com rodas de liga leve, santantonio e até adesivos laterais (de gosto, digamos, duvidoso). Sua produção começou em novembro. As vendas na China têm início ainda neste ano. A BAW, porém, não anunciou se pretende lançar a novidade em outros mercados emergentes. (Jornal do Carro/João Del Arco)