Portal Terra
O Volkswagen T-Cross pode ganhar um motor mais econômico no Brasil. Trata-se do motor 1.0 turbo 170 TSI, que foi utilizado em todas as versões turbinadas do Novo Polo. O mais forte indicativo de que isso pode acontecer vem da Argentina, onde o VW T-Cross passou a ser vendido com o 170 TSI no lugar do 1.6 aspirado.
No Brasil, o Volkswagen T-Cross tem uma versão com o motor 1.4 250 TSI (Highline) e três com o 1.0 200 TSI (Sense, 200 TSI e Comfortline). A Volkswagen pode optar por usar três motores na linha, mudando só a versão de entrada. Nesse caso, o T-Cross ficaria assim:
1.0 Sense 170 TSI – 109/116 cv (g/e)
1.0 200 TSI – 116/128 cv (g/e)
1.0 Comfortline 200 TSI – 116/128 cv (g/e)
1.4 Highline 250 TSI – 150 cv (g/e)
Na Argentina, ao contrário do Brasil, a versão Highline também usa o motor 200 TSI. Mas dificilmente isso deve ocorrer no mercado brasileiro, pois o mercado é muito mais competitivo e a T-Cross já tem perdido vendas para o Chevrolet Tracker e agora começa a ser ameaçado também pelo novo Honda HR-V e pelo Fiat Fastback.
A mudança de motor do Novo Polo ocorreu principalmente por questões de emissão. A cada ano as montadoras são aferidas na questão da eficiência energética. Quem não cumpre as metas acaba sendo penalizado em impostos, tirando competitividade do carro.
É possível, portanto, dependendo das necessidades da Volkswagen, que não apenas a versão de entrada ganhe o novo motor, perdendo potência e ganhando economia, mas também a versão intermediária inferior (hoje 200 TSI e pode vir a ser 170 TSI).
Mas, como o negócio automotivo é quase um jogo de xadrez, é possível também que a Volkswagen simplesmente mantenha o T-Cross como está para deixar espaço ao novo SUV compacto que será feito na família do Polo Track.
Ou, por outro lado, já ocupar esse espaço com um T-Cross Sense 170 TSI para tirá-lo de linha quando o pequeno SUV for lançado, daqui a dois ou três anos. Vale lembrar também que na Argentina o Nivus também já tem uma versão 170 TSI e no Brasil ele é vendido apenas como 200 TSI.
Como o Nivus tem apenas duas versões no Brasil, o surgimento de um Nivus 170 TSI, para brigar diretamente contra o Fiat Pulse, também é uma das possibilidades da Volkswagen, que está muito bem servida quando o assunto é motor. (Portal Terra/Sergio Quintanilha)