Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado colombiano registrou, em novembro, crescimento de 20,8% em vendas veículos comerciais pesados, segundo dados da Andemos (Associação Nacional de Mobilidade Sustentável). Foram 3.867 unidades contra 3.200 unidades no mesmo mês de 2021. Mais uma vez, o segmento que mais cresceu foi o de ônibus e veículos de passageiros, com 447 unidades comercializadas no mês, contra 183 unidades no mesmo mês do ano passado, com elevação de 144,3%.
No setor de caminhões, o segmento de veículos com capacidade de carga de até 10,5 toneladas, registrou, em novembro, a comercialização de 2.793 unidades, 9,5% acima das 2.550 unidades vendidas até o mesmo mês de 2021. Já o segmento de caminhões com PBT acima de 10,5 toneladas atingiu 627 veículos, com crescimento de 34,5% sobre os 467 veículos vendidos no mesmo mês do ano passado.
No acumulado do ano, o segmento de ônibus, em processo de recuperação de vendas após os efeitos negativos da pandemia, é também o com melhor desempenho e crescimento de 54,3%. Foram comercializadas 2.903 unidades nos onze meses de 2022, contra 1.881 unidades no mesmo período do ano passado.
O destaque foi a venda de 1.006 veículos elétricos ao longo deste ano, com aumento de 981,7% em relação aos 93 veículos vendidos no mesmo período do ano passado. Apesar desse resultado surpreendente, desde agosto nenhum novo ônibus elétrico entrou em circulação no mercado colombiano. Dos 1.006 ônibus elétricos vendidos, 996 são da BYD, seguida pela Sunwin, com 5 unidades; Dongfeng e Zhongtong, ambas com duas, e Eurise com apenas um veículo.
Entre os caminhões, o segmento com até 10,5 toneladas de PBT (o de maior volume) atingiu a venda de 26.719 unidades, 9,5% acima das 24.397 unidades nos primeiros onze meses do ano passado. O segmento de caminhões com PBT acima de 10,5 toneladas registrou a venda de 7.848 unidades, volume 33,6% superior aos 5.872 veículos vendidos em igual período de 2021.
Na categoria de caminhões elétricos, foram vendidos 422 veículos, com crescimento de 104,9% % em relação às 206 unidades do período de janeiro a novembro de 2021. A quase totalidade, 421 unidades, são de caminhões leves (até 10,5 toneladas de PBT), com elevação de 114,8% em relação às 196 unidades vendidas no ano anterior. A marca líder foi a Stark, com 144 unidades, seguida pela Dongfeng, com 122; RAM, com 120; Hino, com 12; Ford, com 11; JAC, com 10, e BYD e Wuling, com apenas um veículo cada.
Entre os caminhões acima de 10,5 toneladas de PBT, apenas uma unidade foi comercializada neste ano. (Truck & Bus Builder América do Sul)