Frota & Cia
A Volkswagen Caminhões e Ônibus aproveitou seu tradicional encontro de final de ano com a Imprensa especializada, realizado hoje (1/dez) em São Paulo, para anunciar sua intenção de ampliar ainda a presença internacional da marca a partir de 2023. Para tanto, a empresa planeja abrir escritórios regionais em quatro continentes, que inclui a América do Sul e Central, África, Oriente Médio e Sudeste Asiático. O trabalho terá início na Argentina, onde a marca completará 25 anos em 2023.
“Depois de mais de quatro décadas levando produtos robustos para mais de 30 países, decidimos dar mais um passo firme rumo à globalização da marca VWCO”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “A ideia é replicar o mesmo modelo de negócios da matriz brasileira para outros mercados estratégicos, baseado na rede de mais de 300 revendas da marca, a proximidade com os clientes e a oferta de produtos sob medida para cada cliente”.
Segundo o executivo, a expansão da marca busca alcançar uma participação de mercado semelhante à do Brasil, onde a VWCO lidera o segmento de caminhões com 29% de market share, de acordo com os números de licenciamentos no Renavam referente ao mês de outubro. Já no mercado de ônibus a empresa é a segunda colocada no ranking, com 21,5% de participação.
Aumento do portfólio
No front interno, Roberto Cortês informou que a empresa inicia nas próximas semanas os testes do maior caminhão elétrico fabricado no país: o novo VW e-Delivery 17. Com capacidade para transportar 17,3 toneladas de carga, o modelo irá reforçar o portfólio de veículos elétricos da marca, que já conta com as versões de 11 e 14t de PBT. O VW e-Delivery 17 virá equipado com uma nova configuração de baterias, de quatro ou seis packs, que podem proporcionar uma autonomia de até 180 quilômetros, sem a necessidade de recarga.
“Nosso time concebeu uma arquitetura flexível que imprime velocidade para a construção de novos modelos, facilitando a adaptação e seguindo um novo conceito para veículos elétricos. Essa solução é única e exclusiva no mundo, tendo nos permitido desenvolver três modelos de caminhões elétricos num intervalo recorde”, destaca o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)