AutoIndústria
Líder disparada do mercado de comerciais leves no Brasil com nada menos do que 50% de participação, a Fiat não está disposta a abrir mão de tamanho domínio, nem mesmo de perder alguns pontos.
Nesta quinta-feira, 1, no exato momento que General Motors apresentava oficialmente a Nova Chevrolet Montana, concorrente direta da Fiat Toro, a marca italiana divulgou nota anunciando que terá uma nova picape no Brasil.
Será a terceira picape da marca no País. A compacta Strada e a média Toro lideram seus segmentos. A primeira também foi o veículo mais vendido do mercado interno em 2021 e repetirá o feito em 2022. De janeiro a novembro, já acumulou mais de 103 mil emplacamentos.
“O início da comercialização do novo modelo do segmento de D-picapes será no segundo semestre de 2023”, afirmou a Stellantis, que indica que o segmento responde por 40% das vendas de picapes na América do Sul.
“Atualmente, o veículo está em fase final de desenvolvimento nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim (MG).”
A foto divulgada deixa claro que se trata de versão da ainda inédita aqui Peugeot Landtrek, modelo surgido ainda antes da criação da Stellantis, em janeiro de 2021, que passou a aglutinar 14 marcas originárias da PSA e FCA, dentre elas a própria Peugeot, Citroën, Fiat, Jeep, RAM, todas presentes no Brasil.
A Landtrck começou a ser vendida na América Latina no fim de 2020. A Peugeot então tinha a ambição de disputar pelo menos uma dúzia de mercados da região, dentre eles o do Brasil, a partir de 2022. Desde então, porém, a própria Stellantis tratou de “esfriar o assunto”.
No México, por exemplo, a picape começou a ser vendida com tração 4×4 e motor turbo diesel 1.9 de 150 cv aliado a transmissão manual de 6 marchas ou 2.4 a gasolina de 210 cv associado ao câmbio manual ou automático também de 6 velocidades.
Se mantiver as mesmas características técnicas, a “Landtrek da Fiat” terá capacidade para 1,2 tonelada de carga e competirá, naturalmente, com a Chevrolet S-10, Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier, Ford Ranger e Mitsubishi L200.
Colocar um logotipo de outra de suas marcas em produto já existente não é novidade para a Stellantis aqui. A estratégia para a futura picape da Fiat já foi adotada com o próprio Fiat Fiorino, agora também um “produto Peugeot”, e com os furgões Peugeot Expert e Citroën Jumpy, igualmente feitos no Uruguai e que passaram a ser comercializados também como Fiat Scudo.
Resta saber se haverá oportunidade também para que a Peugeot tenha sua picape no mercado brasileiro e não apenas a Fiat. (AutoIndústria/George Guimarães)