CNN Bussines/Reuters
Cada vez que o Lucid Group ou a Rivian vendem um carro elétrico, eles perdem centenas de milhares de dólares devido aos custos de produção e matérias-primas, segundo seus balanços financeiros mais recentes.
Resultados trimestrais de fabricantes de veículos elétricos divulgados nas últimas duas semanas mostraram que as companhias estão lutando para atingir as metas de entrega e queimando caixa rapidamente.
O custo de receita da Lucid disparou para US$ 492,5 milhões de julho a setembro, ante US$ 3,3 milhões no mesmo período do ano anterior, enquanto seu prejuízo aumentou à medida que os clientes cancelaram pedidos com medo de longos tempos de espera.
A empresa, que abriu capital há pouco mais de um ano e tem o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita como acionista, viu seu valor de mercado encolher dois terços em 2022, para cerca de US$ 20 bilhões, contra US$ 95 bilhões no pico em novembro de 2021.
A montadora disse que tinha caixa suficiente para se sustentar pelo menos até o quarto trimestre do ano que vem e espera levantar cerca de US$ 1,5 bilhão por meio da venda de ações.
A empresa britânica Arrival, listada nos Estados Unidos, alertou na semana passada que pode não ter dinheiro suficiente para manter seus negócios no final do próximo ano e teria que realizar demissões. A companhia ainda não entrou na fase de produção em massa.
“Não vou sentar aqui e dizer que não é um momento difícil”, disse Avinash Rugoobur, presidente da British Arrival, à Reuters na última sexta-feira (11).
“É difícil, estamos lá todos os dias, todas as noites, trabalhando em tecnologias, nos veículos e também na captação de recursos.”
A Canoo disse em maio que tinha “dúvidas substanciais” sobre continuar operando. No final de setembro, a empresa tinha US$ 6,8 milhões em caixa e equivalentes, bem abaixo dos US$ 415 milhões de um ano antes.
Dinheiro é rei
Muitas startups de veículos elétricos registraram grandes perdas no terceiro trimestre e alertaram que os altos custos vieram para ficar devido ao aumento da inflação e à crise global na cadeia de suprimentos.
Apenas um ano antes, várias dessas companhias listaram suas ações com altas avaliações em bolsa, atraídas pelo sucesso da Tesla, agora a montadora mais valiosa do mundo.
No último trimestre, a Tesla registrou lucro de US$ 3,3 bilhões.
“No negócio de veículos elétricos… estar no estágio inicial é um exercício de queima de caixa, é difícil superar a corcunda”, disse o analista da Canaccord Genuity, George Gianarikas.
Analistas afirmaram que essas empresas devem encontrar maneiras de economizar dinheiro se quiserem sobreviver a um cenário econômico ruim.
A Rivian está transferindo mais entregas de carros nos EUA para o modelo de frete ferroviário, enquanto a Lucid está considerando isso como uma opção.
A Rivian, que tem Amazon.com e Ford como acionistas, tinha US$ 13,8 bilhões em caixa no final de setembro. A empresa também tem um contrato para fornecer 100 mil vans elétricas de entrega para a Amazon. Porém, o custo das mercadorias vendidas foi de cerca de US$ 220 mil por carro versus um preço médio de venda de US$ 81 mil no trimestre, estimou a empresa de research CFRA. (CNN Bussines/Reuters/Akash Sriram)