Jornal do Carro
Aos poucos, as marcas vêm firmando compromissos com a eletrificação. No Brasil, embora essa transação esteja acontecendo de forma mais lenta, muitas montadoras já estabeleceram metas para vender veículos elétricos. Agora, foi a vez da JAC Motors dar um passo nesse sentido. Há 10 anos no mercado, a chinesa já vende modelos híbridos e movidos apenas a baterias. No entanto, de acordo com o site Auto+, ela vai deixar de comercializar modelos a combustão no mercado brasileiro.
As informações indicam que a montadora não irá repor o estoque dos SUVs T40, T50 e T60. Portanto, a JAC não irá mais importar a linha, sendo essa última leva a final. Com isso, a chinesa se tornará a primeira marca generalista do País com portfólio 100% elétrico. Além disso, a fabricante vai apostar nas vendas comerciais desses modelos, para frotistas e empresas. Assim, espera recuperar força em território nacional.
Como são?
O trio de SUVs recebeu uma reestilização há cerca de um ano. No entanto, nenhum chegou a ser um sucesso de vendas por aqui. O T40, que foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil, tem duas opções de motor. O primeiro é o 1.5 flex, que oferece 127 cv de potência máxima e 15,7 mkgf de torque. Este é acoplado a um câmbio manual de 5 marchas. Em seguida, tem o 1.6 DVVT com 138 cv e 17,1 mkgf, que acompanha uma transmissão automática do tipo CVT. Ele tem preço inicial competitivo de R$ 98.990 e chega a R$ 114 mil na versão topo de linha.
O intermediário T50 vem com o mesmo motor 1.6 de 138 cv do T40 com câmbio CVT. Além disso, também conta com duas configurações, a Pack 2 e a Pack 3. Assim, parte de R$ 129.990 e alcança R$ 133.990. Por fim, o T60 é vendido com motor 1.5 i-VVT de 168 cv e 21,4 mkgf. Este está disponível em preços ente R$ 149.990 e R$ 152.990.
Portfólio elétrico
Já no segmento de elétricos, a JAC possui mais opções no mercado nacional. Há, por exemplo, o JAC E-JS que é atualmente o segundo SUV elétrico mais barato do País – perde apenas para o novo Peugeot e-2008. Além dele, há também o sedã E-J7 e o hatch E-JS1. Esse último, inclusive, muito conhecido pelos motoristas de aplicativo.
A gama elétrica também se expande para as picapes e caminhões, como os modelos E-JT 12,5 e o iEV1200T. Durante a Fenatran, feira que aconteceu no último domingo, a montadora chinesa ainda apresentou outros modelos, como a van elétrica E-JV7L e a picape E-JP8. (Jornal do Carro/Jady Peroni)