Frota & Cia
Horas antes da abertura dos portões da Fenatran para o público em geral, a Volkswagen antecipou os lançamentos que irá mostrar em seu estande. A nova linha de caminhões é resultado do investimento de mais de R$ 1 bilhão, reservado para renovação do portfólio completo de produtos da marca para o padrão P-8 (Euro 6). Ao todo são 30 modelos das linhas Delivery, Meteor e Constellation. Além do eDelivery, o primeiro caminhão elétrico da marca e, também, o Constellation 31.280 8×4 com direção autônoma.
“Preparamos uma verdadeira coleção de soluções para nossos clientes, antecipando e criando diversas novas tendências no mercado como é o nosso DNA com tecnologias prontas para fazerem a diferença no dia a dia nas ruas e estradas brasileiras. Ao mesmo tempo, mantemos nosso horizonte voltado ao futuro, com novas pesquisas com veículos autônomos”, explicou Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Mais eficiência e economia
Segundo o fabricante, a nova linha VWCO Euro 6 entrega 10% a mais de eficiência, na média, graças à incorporação de inúmeras inovações em conforto, segurança, tecnologia e conectividade. As novas configurações de trem de força resultaram no aumento da capacidade de carga útil, bem como uma economia de até 5% no consumo de combustível, ante à geração anterior.
No quesito segurança, a VWCO agregou inúmeras melhorias à nova linha Euro 6. A começar pelo controle de estabilidade ESC, um sistema dinâmico de frenagem que evita a derrapagem do veículo na pista, mantém a sua estabilidade e reduz o risco de perda da direção em curvas acentuadas. Outra novidade é sistema de assistência de partida em rampa (HSA), que evita a rolagem do veículo e, também, o controle de tração (ATC), um sistema baseado em sensores eletrônicos que monitoram a trajetória do caminhão e a aderência dos pneus ao solo. Assim, é possível ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que veículo recupere a capacidade trativa e o controle do movimento. Por fim, a nova geração ainda conta com faróis reguláveis que direcionam o feixe de luz para o melhor ponto da estrada, aumentando a visibilidade e a segurança.
Para ampliar ainda mais a conectividade, todos os caminhões Volkswagen sairão de fábrica a partir do ano que vem já conectados à plataforma RIO, que oferece inúmeros serviços digitais. Desde informações em tempo real da localização do veículo, consumo de combustível e indicadores de ociosidade na versão mais simples da assinatura. Ou benefícios adicionais no pacote avançado, como o cruzamento de dados entre as informações do veículo e a forma de condução até o monitoramento das baterias e o raio de alcance, no caso do eDelivery.
Nova geração Delivery
A nova geração da família Delivery ganhou um novo visual com luzes de condução diurna (DRL), luzes de posição e lanternas em LED. O Delivery 9.180 alcança agora um PBT de 9.200 kg, 625 kg a mais de carga útil em relação à versão anterior, enquanto o Delivery 11.180 saltou para 10.800 kg de PBT, o maior de seu segmento. O ganho beneficiou até mesmo o e-Delivery, tanto a versão de 11 quanto 14 toneladas, que passam a ter 10% a mais de capacidade de carga. O veículo incorpora um pacote ainda mais tecnológico, com nova central multimídia, novos faróis e sistema de alerta de frenagem.
A família Constellation não ficou atrás, ao agregar inúmeras benfeitorias. Além de uma nova identidade visual, os modelos acima de 18t contam com novo sistema de direção e suspensão dianteira mais robusta. Os modelos também ganharam capacidade técnica de carga e novas nomenclaturas. No lugar do 17 toneladas entra o Constellation de 18t; o 24t passa para 26 toneladas e os fora de estrada de 26t viram 27 toneladas. Todos eles ganharam um novo trem de força, com mais potência e torque.
Destaque para o VW Constellation 26.320, que passará a ocupar o lugar do atual líder de vendas, o VW Constellation 24.280. Seu motor MAN D08 de 7 litros entrega 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. E ainda estará disponível na versão 8×2, rebatizado de VW Constellation 30.320, agora com entre eixo longo 6.500 mm de série.
Outras boas surpresas que a marca reserva para a Fenatran é a estreia dos novos caminhões Off-Road: os modelos VW Constellation 27.260 6×4, 31.320 6×4, 32.380 6×4 e 33.480 6×4 Tractor, cujos motores foram recalibrados para operações severas. O mesmo aconteceu com extrapesados da família, para médias e longas distâncias, de 19 a 25t de PBT, que incorporam várias inovações tecnológicas.
Por fim, os caminhões que compõem a família Meteor estão mais potentes e confortáveis, segundo o fabricante. A principal novidade é a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros desenvolvido e produzido no Brasil, equipado com novo sistema de emissões SCR e EGR para atender a legislação Proconve P-8. O engenho gera potências de 480 cv e 530 cv e torque de 2.400 Nm e 2.600 Nm, pela ordem, proporcionando maior economia de combustível e baixo custo de manutenção, mesmo nas aplicações mais severas. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)