Peugeot confirma lançamento do e-2008 elétrico em novembro no Brasil

Jornal do Carro

 

A Peugeot confirmou que vai lançar o novo 2008 elétrico no dia 8 de novembro no Brasil. A nova geração do SUV compacto vem aumentar a lista de veículos a baterias da Stellantis no País. Mas não é só isso, afinal, a marca do leão passa a ser mais aspiracional e sustentável. As vendas devem ter início na sequência. Já o preço ainda é desconhecido, mas deverá ficar acima do R$ 265 mil pedidos no hatch elétrico e-208.

 

Diferentemente da atual geração do Peugeot 2008 à venda no Brasil, com motor a combustão (foto abaixo), o e-2008 vai além do visual mais moderno e do conjunto elétrico. O SUV tem a nova plataforma e-CMP, enquanto o 2008 flex nacional usa a base PF1.

 

Além da missão de eletrificar a Peugeot e a Stellantis no Brasil, o SUV elétrico mostra o visual mais moderno da marca francesa. Ou seja, exibe as linhas modernas do modelo à venda na Europa desde 2019 – o elétrico estreou em 2021. Destaque para os faróis iguais aos do e-208. Na parte de trás, lembra os irmãos maiores 3008 e 5008, com as lanternas conectadas por uma barra preta. No tamanho, é 14 cm maior que o 2008 atual, com 4,30 metros.

 

Números

 

Com 320 km de autonomia e as mesmas baterias de 50 kWh usadas pelo e-208, o e-2008 tem o motor elétrico com 136 cv de potência e torque de 26,5 mkgf. A velocidade máxima é de 150 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h leva 9 segundos. De acordo com a marca, o SUV precisa de 30 minutos para atingir 80% de carga em estações de carga rápida.

 

Por fim, o SUV elétrico da Peugeot terá assistentes de condução semiautônoma. Entre eles, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de mudança de faixa. Park Assist, frenagem automática e reconhecimento de placas de trânsito também estarão no pacote.

 

Por dentro, a mesma receita dos últimos anos com o chamado i-Cockpit. Volante pequeno com novo formato, quadro de instrumentos digital em posição mais alta e botões no painel que lembram teclas de piano. A tela multimídia é maior e tem 10″. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)