AutoIndústria
A BMW está disposta a ser uma das maiores forças de veículos elétricos nos Estados Unidos. Essa determinação da montadora alemã implicará em altos investimentos, a exemplo do anunciado nesta quarta-feira, 19: US$ 1,7 bilhão para produzir veículos elétricos na Carolina do Sul.
Só na transformação da antiga fábrica de Spartanburg, que tem cerca de 30 anos, serão consumidos cerca de US$ 1 bilhão. Outros US$ 700 milhões vão ser aplicados na construção de instalação de montagem de baterias de alta tensão nas proximidades de Woodruff, no mesmo estado, e que deve propiciar a criação de três centenas de postos de trabalho.
Até 2030, a montadora espera lançar pelo menos seis modelos elétricos produzidos localmente, revelou Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração do BMW Group.
“No futuro (Spartanburg), a casa dos modelos BMW X, também será um importante impulsionador para nossa estratégia de eletrificação. Nossas células de bateria de sexta geração foram projetadas especificamente para a próxima geração de veículos elétricos e serão adquiridas na Carolina do Sul”, acrescentou o executivo, citando a parceria com Envision AESC.
Da nova estrutura industrial com capacidade anual de 30 GWh sairão células de bateria redondas de íon de lítio recém-desenvolvidas. Esse novo formato, afirma a BMW, aumentará a densidade de energia em mais de 20%, a autonomia em 30% e melhorará a velocidade de carregamento em até 30%.
Ainda de acordo com a montadora, as emissões de CO2 da produção de células serão reduzidas em até 60% por meio do uso parcial de material secundário de lítio, cobalto e níquel, bem como energia renovável para produção.
“A cooperação com a Envision AESC é um passo importante no plano do BMW Group para fortalecer suas cadeias de suprimentos regionais. A expansão da produção de veículos elétricos em combinação com uma fábrica local de células de bateria levará à criação de novas cadeias de suprimentos, novas redes de subfornecedores e novos empregos.”
O BMW Group já anunciou que quatro fábricas de células de bateria adicionais serão construídas na Europa e na China para atender sua demanda. As plantas estão sendo construídas por parceiros e cada uma terá capacidade anual de até 20 GWh.
Spartanburg emprega mais de 11 mil pessoas e tem capacidade anual de até 450 mil veículos. De lá saem onze modelos das linhas X de SUVs, da esportiva M e dois modelos híbridos plug-in. Para isso, conta com três centenas de fornecedores nos EUA, incluindo mais de 40 fornecedores diretos de nível 1 apenas na Carolina do Sul. (AutoIndústria)