BYD Brasil entrega primeira unidade do automóvel elétrico D1 EV

Blog do Ricardo Ribas

 

A BYD Brasil anunciou a comercialização de sua primeira unidade do modelo D1 EV para a Shift Mobilidade Corporativa, empresa que atua no segmento de transporte empresarial e executivo. O veículo da BYD será utilizado para atender ao público corporativo e de hotéis 5 estrelas dentro da cidade de São Paulo, fazendo, em sua maioria, viagens para os aeroportos, hotéis e centro de convenções.

 

“O modelo foi escolhido por ser 100% elétrico e desenhado para o transporte de passageiros. A expectativa é adquirir outras unidades em curto espaço de tempo”, explica Alexandre Pinto, sócio-fundador da Shift.

 

Terceiro veículo elétrico da BYD lançado no Brasil – após o SUV TAN EV e o sedã HAN EV – o BYD D1 EV foi apresentado ao mercado nacional no segundo semestre deste ano para atender ao segmento corporativo, aplicativos de transporte e locadoras de veículos.

 

Não é a primeira vez que a Shift adquire modelos elétricos da BYD. Em 2019, por exemplo, adquiriu ônibus elétricos para desenvolver a primeira operação corporativa do Brasil. Essa parceria, aliás, resultou em premiação. “Fomos vencedores do Jacaré de Ouro, do Prêmio Caio, na categoria de sustentabilidade em 2021. O case usado foi o da Cidade de Deus, sede do Banco Bradesco, no Rio de Janeiro, onde os ônibus elétricos rodam aproximadamente 200 km por dia cada um, transportando mais de seis mil pessoas por semana”, acrescenta o empresário.

 

Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD Brasil, vê essa parceria com a Shift como ótima para a consolidação da eletrificação dos veículos em território nacional. “A chegada do D1 é mais uma amostra de nosso envolvimento com a mudança de cultura do consumidor e, nesse caso, das empresas para o uso de modelos sustentáveis”, cita o executivo.

 

O modelo da BYD possui uma série de características diferenciadas. Além de uma porta traseira direita deslizante motorizada para facilitar o acesso dos passageiros, o veículo entrega 130 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, sendo capaz de atingir uma velocidade de 130 km/h. As baterias de 53 kWh garantem ao veículo 371 quilômetros de autonomia com uma única carga. O tempo de recarga rápida das baterias é de 35 minutos em até 80% do total.

 

Assim como os demais modelos comercializados pela marca no Brasil, o BYD D1 EV conta com a inovadora bateria Blade, que redefiniu os padrões de segurança da indústria de modelos eletrificados. Isso porque foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP). (Blog do Ricardo Ribas)