Blog do Ricardo Ribas
Entre os dias 9 e 14 de agosto, a equipe Fórmula FEI fez história ao participar da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil – TotalEnergies, organizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo. Nas classificações, o Fórmula FEI Elétrico foi bicampeão, repetindo o feito conquistado em 2015. E o Fórmula FEI Combustão também ganhou destaque, alcançando o 3º lugar geral na competição da categoria.
Com a vitória na competição nacional, a equipe Fórmula FEI Elétrico será a representante do Brasil na etapa mundial, promovida nos Estados Unidos pela SAE Internacional, em local ainda a ser definido.
De acordo com a Society of Automotive Engineering (SAE) do Brasil, cerca de 63 equipes de 11 estados diferentes participaram desta etapa nacional, que envolveu 50 instituições de ensino superior e disputas em duas categorias, com 52 carros a combustão e 25 elétricos.
Na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil, a equipe Fórmula FEI ainda enfrentou desafios com provas dinâmicas e técnicas, colocando para avaliação o desempenho dos carros, níveis de segurança, além de custos e desempenhos dos projetos. Especificamente no sábado (13/08), os estudantes passaram pelas provas de skid-pad e autocross, realizando testes de velocidade e equilíbrio dinâmico.
De acordo com o professor Fábio Delatore, docente do departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenador do Fórmula FEI Elétrico, a equipe foi destaque na competição por ser pioneira no emprego da tecnologia de monocoque na categoria de elétricos.
O monocoque é um tipo de projeto estrutural bastante utilizado em carros de Fórmula 1, pois garante mais leveza e, consequentemente, o ganho de velocidade para o carro. O Fórmula FEI da categoria de carros a combustão também conta com a tecnologia de monocoque, mas a FEI é a única a competir aplicando esta inovação também no carro da categoria de elétricos.
A equipe B’Energy Facens alcançou o 2º lugar na classificação geral e na categoria Eficiência e o 1º lugar nas categorias Custos, Design e Enduro. A B’Energy Facens competiu com o novo protótipo elétrico, B20, que contou com a colaboração de 39 alunos de diferentes cursos do Centro Universitário Facens no projeto.
Além do novo e vencedor design, o carro teve modificações no Powertrain, com a redução de massa no chassi, transmissão e carenagens, novo sistema de eletrônica, que contou com padrão de comunicação automotivo CAN, microcontrolador da Arm Cortex-M e novo container de bateria, focado no melhor serviceability.
“Estamos muito felizes com esse resultado. A cada ano buscamos nos aprimorar e nos superar, e desta vez, não foi diferente. Estamos extremamente orgulhosos de todos os alunos envolvidos no projeto”, destaca Paulo Sérgio dos Santos, coordenador do LINCE (Laboratório de Inovação e Competições Estudantis) Facens.
Paralelamente a 18ª Competição Fórmula SAE BRASIL-TotalEnergies, aconteceu o desafio SAE-BRASIL – BALLARD Student H2 Challenge, que contou com a participação da equipe da Facens, B’Energy-H2. O time do Centro Universitário ficou em 4° lugar no desafio, ao montar um veículo elétrico movido a célula combustível a hidrogênio. (Blog do Ricardo Ribas)