Truck & Bus Builder América do Sul
A Volvo traz seu primeiro chassi de ônibus totalmente elétrico para exibição no Brasil. Com zero emissões, o Volvo BZL é um veículo para as cidades que planejam avançar em descarbonização e melhorar a qualidade do ar por meio de um transporte público eficiente. Pode ser equipado com 3 a 5 baterias de lítio níquel cobalto óxido de alumínio (NCA) de 94kWh cada, dependendo da aplicação a que for destinado. O veículo está sendo exposto no estande da Volvo na LatBus, o maior evento de ônibus da América Latina, de 9 a 11 de agosto em São Paulo.
“O BZL traz toda a nossa experiência em ônibus elétricos, que há anos circulam na Europa. Com esse novo chassi, poderemos contribuir para o transporte público sustentável também em outros mercados”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina. Lançado globalmente em setembro passado, o BZL já tem unidades comercializadas no Reino Unido e Austrália.
Com autonomia de até 300km, ideal para o ciclo urbano, as baterias do veículo podem ser recarregadas na garagem do operador no período noturno. Além disso, é possível fazer recargas rápidas, de 6 minutos, nos pontos finais de linha, através de um carregador de teto.
“O modelo é movido por um ou dois motores elétricos de 200kW cada, instalados na parte traseira, com um torque total de 800Nm para os dois propulsores”, explica Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo. Por conta do torque linear fornecido pelos propulsores elétricos, a transmissão possui apenas duas velocidades.
O BZL oferece múltiplas opções de encarroçamento. Está projetado para carrocerias de 9 a 13,2 metros de comprimento, com capacidade para até 90 passageiros, com ar-condicionado. O veículo pode ser dotado de ar-condicionado totalmente elétrico e também calefação elétrica para os passageiros.
Energia como um serviço
Globalmente o modelo de oferta comercial do BZL é baseado num contrato de energia para a operação durante um determinado período de tempo, dependendo da quilometragem percorrida, da energia usada, do potencial de carregamento e da velocidade do veículo. “É a energia como um serviço”, diz Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil.
O Grupo Volvo tem como meta zerar as emissões de seus veículos até 2040. A oferta de chassis de ônibus elétricos é uma das iniciativas nessa direção. Além de ganhos ambientais, a eletrificação traz benefícios também em redução de ruído, um fator cada vez mais importante para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
Outro destaque do chassi BZL é sua elevada reciclabilidade. Ao final da vida útil do veículo, 90% dos componentes podem ser reindustrializados ou reintroduzidos em outros ciclos de vida, incluindo as baterias.
Experiência e confiabilidade
Produzido na unidade fabril da Volvo na cidade sueca de Borås, o novo chassi é baseado na larga e bem-sucedida experiência da marca com produtos de menor impacto ambiental já consolidados na Europa. Todos os principais componentes do chassi e do trem-de-força são fabricados pela Volvo.
Segurança e conectividade
Como os demais produtos da marca, o Volvo BZL é altamente seguro e também conectado. Ele pode, por exemplo, ser equipado com o sistema de Zonas de Segurança, via GPS. O sistema funciona por meio do mapeamento de áreas mais propensas a acidentes, como regiões perto de terminais, escolas e hospitais, por exemplo. Mesmo quando o motorista acelera, o veículo nunca ultrapassa a velocidade máxima programada para o trajeto.
Dados técnicos
Comprimento do chassi: 11,815mm.
Trem-de-força: Motor elétrico, potência máxima um/dois motores 200/400kW
Caixa de câmbio: Transmissão automatizada Volvo de duas velocidades
Recarga: OppCharge, potência máxima de 300 kW / CCS2, potência máxima 150kW
Capacidade de armazenagem de energia: até 470kWh.
(Truck & Bus Builder América do Sul)