Iveco Bus mira no gás e nos veículos elétricos

Frota & Cia

 

A apresentação do E-Way – ônibus 100% elétrico fabricado e encarroçado pela Iveco – na feira latinoamericana LatBus 2022 encerrada no último dia 11 de agosto, mostrou a disposição da montadora italiana de concorrer nesse mercado em um futuro breve.

 

Ainda que tenha anunciado o lançamento oficial do modelo em 2023, é certo que não será o mesmo veículo completo mostrado na LatBus. “Embora tenhamos tecnologia para produzir tanto o chassi quanto a carroceria, como já ocorre na Europa, no caso do mercado brasileiro vamos oferecer apenas a plataforma base para ser encaroçada, o que é mais usual no país”, adianta Roberto Pavan, gerente de marketing da Iveco Bus.

 

Segundo a empresa, o Iveco E-Way é o estado da arte quando se trata de ônibus urbano com tração elétrica. Disponível na versão 4×2 com comprimentos de 9,5m, 10,7m, 12m ou 18 metros na versão articulada, o modelo oferece piso baixo e packs de baterias posicionados no teto.  Seus 2.500 Nm de superam com larga margem os motores a diesel dos ônibus urbanos e o veículo vem ainda com pacote modular de baterias, entre outros diferenciais.

 

Pavan adianta que, no primeiro momento, a empresa irá focar a América Latina, em especial o Chile e a Colômbia que são mercados abertos e onde os elétricos já tem uma certa penetração. “A Iveco tem planos muito fortes para a região. Já demos início ao processo de reconstrução da rede de representantes, para poder ter uma penetração mais forte”, explica o executivo que projeta alcançar a marca de 175 pontos de distribuição latino-americanos.

 

O mesmo acontece com o ônibus a gás, que também foi mostrado na LatBus 2022. O modelo 17-210 G vem equipado com um conjunto de seis cilindros de 80 litros cada, que proporcionam uma autonomia de 250km. O veículo roda com gás natural ou biometano e oferece 204 cavalos de potência e 750 Nm de torque. As suspensões dianteira e traseira vem com molas semi-elípticas que proporcionam maior resistência e durabilidade, além de freio pneumático nos dois eixos que traz mais segurança.

 

“O Brasil já tem um mercado latente para o gás e temos disponibilidade do produto. Optamos por mostrar primeiro a versão com motor dianteiro para não afastar o frotista”, comenta o diretor de Marketing da Iveco Bus. Ele adianta que o modelo custa cerca de 25% a 30% que uma versão a diesel, mas o retorno estimado do investimento é de dois anos.

 

Pavan ressalva, no entanto, que o produto ainda não está homologado no Brasil. “Vamos lançar até o final do ano na Argentina, onde já pode ser comercializado. Logo depois, vamos avançar para o mercado brasileiro”, promete o executivo, confiante na ampliação do portfólio de produtos e serviços, com foco na rentabilidade do cliente e na redução das emissões de poluentes. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)