Frota & Cia
Com boa audiência de público, a LatBus 2022 abriu suas portas ontem no Expo São Paulo, na capital paulista, mostrando inúmeras novidades relacionados ao mercado de ônibus. O evento volta a acontecer de forma presencial, depois de quatro anos de suspensão, em função da epidemia da Covid-19.
Em sua edição 2022, a LatBus destaca a nova motorização Euro VI que passa a equipar todos os ônibus e caminhões a partir de 1º de janeiro de 2023. Além de apresentar uma gama de veículos elétricos nunca vista em feiras anteriores, antecipando uma tendência que deve dominar o cenário urbano nos próximos anos.
Do lado dos fabricantes de chassis, a Mercedes-Benz, Volksbus, Scania, Iveco, Volvo e BYD marcaram presença no evento, ao lado das encarroçadoras Marcopolo, Caio, Mascarello e Comil e outra dezena de fornecedores de peças, serviços e componentes para o mercado de ônibus.
Paralelo à realização da feira, acontece a 35ª edição do Seminário Nacional NTU, que reúne especialistas para debater temas de interesse do setor. No primeiro dia do encontro, as palestras trataram do impacto da pandemia no transporte coletivo urbano, o transporte nas eleições, a questão do financiamento do transporte público e a participação dos jovens nas empresas operadoras do sistema.
Para o presidente-executivo da NTU, Francisco Christovam, o momento é bastante oportuno para o debate sobre o transporte coletivo urbano no Brasil. “Precisamos avançar para a concretização de medidas efetivas, que a sociedade e o setor vêm cobrando há anos dos tomadores de decisão, na esfera pública. O transporte coletivo por ônibus é um serviço público e não temos o poder de efetivar medidas que cabem aos poderes concedentes”.
A LatBus2022 e o Seminário Nacional NTU se estenderão até amanhã, dia 11, no horário das 10:00 até as 22:00 no caso da feira e os debates até as 18hs. O São Paulo Expo está localizado no Km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)