Fenatran mostrará os avanços da sustentabilidade e da inovação

O Estado de S. Paulo/Mobilidade 

 

Depois de dois anos de espera, a Fenatran, maior salão de transporte da América Latina, finalmente, tem data e local definidos para acontecer, em 2022. O evento ocorrerá entre os dias 7 e 11 de novembro, no São Paulo Expo (veja quadro abaixo).

 

Segundo informações da RX Brasil (Reed Exhibitions), empresa que organiza a feira, serão 500 marcas, que trarão inovações e tecnologias, muitas delas inéditas para o setor rodoviário de cargas.

 

Os visitantes encontrarão, na Fenatran 2022, as últimas tendências em produtos e serviços: tecnologia para frotas, telemetria, monitoramento, motores, veículos, implementos, pneus e muito mais.

 

Gerente da Fenatran, Ana Paula Pinto explica que a feira marca o grande reencontro do setor. Isso porque a última edição ocorreu em 2019, e foi cancelada em 2021 por causa dos desdobramentos da pandemia de covid-19.

 

“Só podemos esperar o que a feira sempre proporcionou ao longo da história: muitos negócios e lançamentos que trazem as últimas tendências do setor”, conta a executiva.

 

É cer to dizer que há um tom de otimismo no ar. Isso porque o evento ocupará uma área maior, na comparação com a edição anterior, com a integração adicional de um pavilhão. Ao todo, serão 100 mil m² de feira, 20% a mais do que em 2019. Ou seja, os expositores preencherão, praticamente, 100% do São Paulo Expo.

 

De acordo com a gerente da Fenatran, o objetivo é passar uma mensagem de otimismo e relevância do setor para o País. “O evento reúne uma cadeia que passa por avanços significativos em termos de sustentabilidade e inovação”, diz.

 

A Fenatran ocorrerá em meio a um cenário de crescimento na demanda por caminhões, no Brasil. Segundo projeção da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de vendas desses veículos, no Brasil, deverá crescer 10%, ante 2021.

 

No mesmo sentido, as fabricantes de implementos rodoviários, que também expõem na Fenatran, projetam crescimento de 12% nas vendas, em 2022. A projeção é da Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), que reúne as empresas do segmento, feita com exclusividade para o Estradão. TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS AO DIESEL O diesel ainda é a fonte de energia de grande parte da frota de caminhões, do País, mas o combustível fóssil está com os dias contados, e as tecnologias alternativas e mais limpas despontam, no Brasil. Por isso, a Fenatran será um palco importante para a apresentação de inovações, como os caminhões movidos a gás e os elétricos.

 

A gerente da Fenatran conta que a feira tem como um dos seus pilares dar luz às tendências do mercado. Sendo assim, as tecnologias alternativas ao diesel serão pauta importante no evento. E elas estarão presentes nas exposições de produtos e nos conteúdos que serão apresentados, que abordarão, sobretudo, as características e aplicações dessas tecnologias.

 

R$ 9 bilhões em negócios

 

A feira deverá gerar R$ 9 bilhões em negócios, segundo estimativa da RX. Com isso, o movimento esperado para 2022 deverá ser 5,8% superior ao de 2019. Ou seja, na última edição da feira, as empresas participantes contabilizaram R$ 8,5 bilhões em oportunidades de negócios. De acordo com a RX, a expectativa de alta está apoiada no grande interesse demonstrado pelo setor.

 

Ana Paula adianta que a geração de negócios, conteúdo e experiência serão os três pilares da Fenatran, neste ano. Assim, além dos lançamentos nos estandes, o evento terá o drive de caminhões e vans, realizado dentro do pavilhão, dando ao visitante a oportunidade de dirigir uma das máquinas do segmento.

 

Tendências do setor

 

Segundo a RX, a Fenatran 2022 também terá um auditório de mais de 250 m², onde serão apresentadas tendências, bem como discussões sobre perspectivas para o mercado.

 

De acordo com a organização da feira, serão mais de 40 horas de conteúdo. Além disso, quem não puder ir pessoalmente ao evento também terá acesso, de forma digital. Para isso, a Reed promete dispor de todo o conteúdo por meio da plataforma Rota Digital Fenatran, que foi iniciada, em abril. A ideia é levar à feira temas relevantes ao transporte rodoviário de cargas, por meio de palestras e painéis com especialistas do setor.

 

A edição deste ano ocupará 100 mil m², 20% a mais do que em 2019. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Aline Feltrin)