Robotáxi elétrico da Baidu dispensa o volante

AutoIndústria

 

A gigante de tecnologia Baidu revelou nesta quarta-feira, 20, em Pequim, China, a nova geração de seu robotáxi Apollo RT6. O modelo assemelhado a uma minivan tem condução autônoma de nível 4, que dispensa a intervenção humana, e deve começar a rodar por dez megacidades chinesas a partir de 2023.

 

Essa nova geração do veículo destinado ao serviço de transporte autônomo Apollo Go tem a peculiaridade do volante destacável, o que permite maior disponibilidade de espaço e configuração variada do interior da cabine. Para circular sem um motorista, o elétrico RT6 dispõe de 12 câmeras e 8 radares com a tecnologia Lidar, dentre outros recursos.

 

A empresa de tecnologia e de mecanismo de busca da internet não revelou ainda qual montadora fabricará o novo robotáxi que tem capacidade para até quatro passageiros. Antecipou, porém, que o RT6 deve custar em torno de US$ 37 mil na China, quase a metade da geração anterior.

 

“Esta enorme redução de custos nos permitirá implantar dezenas de milhares de veículos autônomos em toda a China”, enfatizou Robin Li, presidente da Baidu, Robin Li, na conferência de tecnologia Baidu World 2022.

 

A ideia é que o espaço criado com a ausência do motorista e do volante poderá ser utilizado, por exemplo, para mais um assento ou até mesmo instalação de máquinas de vendas automáticas ou sistemas de entretenimento.

 

Até agora o Apollo Go ainda tem um funcionário da empresa sentado no banco do motorista ou do passageiro. Criado em 2020, já realizou mais de 1 milhão de viagens em diversas cidades chinesas. “Estamos caminhando para um futuro em que pegar um robotaxi custará metade do custo de pegar um táxi hoje”, acrescentou o executivo. (AutoIndústria)