Jornal do Carro
A Hyundai apresentou o segundo modelo da sua linha de carros elétricos. Trata-se do Ioniq 6, um sedã alimentado por baterias que chega ao mercado com visual futurista e recheado de tecnologia. O modelo, que terá a produção iniciada no terceiro trimestre deste ano, possui autonomia estimada em mais de 600 km, segundo o ciclo WLTP. Portanto, o sedã elétrico vai encarar modelos como o Tesla Model 3, o carro mais vendido da marca de Elon Musk.
De acordo com a montadora sul-coreana, o Ioniq 6 estará disponível nas principais plataformas do metaverso. Como é o caso, por exemplo, da Hyundai Mobility Adventure. Assim, os interessados poderão fazer um test drive virtual e avaliar os principais recursos. Até o momento, os preços não foram divulgados, o que deve acontecer em breve.
“O Ioniq 6 é o próximo passo ambicioso na estratégia da Hyundai Motor para acelerar sua transição para a eletrificação e para uma posição como líder global em EVs”, disse Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company.
Visual futurista
Em relação ao design, o Ioniq 6 traz um estilo bem moderno. Na dianteira, o destaque fica com o conjunto óptico, que traz faróis Full LEDs em formato de pixels – marca registrada da linha. E claro que, por ser um carro 100% elétrico, não há grade dianteira. Por isso, o modelo traz um para-choque maior e alongado, com uma barra que vai de ponta a ponta. Nas laterais, as maçanetas são embutidas, o que ajuda a reduzir a resistência ao ar.
No entanto, o que realmente chama atenção é a traseira, que pode dividir opiniões. Além do caimento da coluna C, que remete ao estilo cupê, há um spoiler e um aerofólio embutido. A lanterna é conectada por uma linha fina extensa, também “pixelada”, que atravessa o porta-malas e chega até as laterais. Além disso, outro detalhe é o grande difusor, que deixa o visual mais esportivo. No mais, há o novo logotipo da Hyundai centralizado.
De acordo com a Hyundai, com as linhas fluidas, o Ioniq 6 possui um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,21 – o que ajuda no desempenho. Ao todo, o sedã chega ao mercado com 12 opções de cores externas e rodas de 18 até 20 polegadas. Assim como o hatch Ioniq 5, o sedã utiliza a plataforma E-GMP (Plataforma Modular Global Elétrica). Em relação a tamanho, ele possui 4,85 metros de comprimento. Ou seja, é mais longo que o Tesla Model 3. Por sua vez, conta com 1,49 m de altura, 1,88 m de largura e um longo entre-eixos de 2,95 m.
Mais de 300 cavalos
Sob o capô, o sedã conta com algumas opções. Segundo a Hyundai, a bateira de 77,4 kWh pode ser associada a duas opções de propulsores elétricos. O primeiro, com tração traseira, oferece 228 cv de potência e 35,7 mkgf de torque máximo. Já a configuração de motor duplo com tração integral (AWD), chega a entregar uma potência combinada de 324 cv e 61,7 mkgf de torque. Segundo a montadora, o sedã vai de zero a 100 km/h em 5,1 segundos.
Vale dizer que o Ionic 6 possui recursos que podem melhorar o desempenho e a direção. O sistema EV Performance Tune-Up, por exemplo, permite ajustar a potência do motor, a sensibilidade do acelerador e do modo de transmissão, bem como o desempenho e o modo de direção. Além disso, há um som ativo (e-ASD) que adiciona sons ao veículo.
A marca afirmou que, por conta da arquitetura E-GMP, o sedã pode suportar estruturas de carregamento de 400 a 800 volts. Com um carregador de 350 kW, ele vai de 10% a 80% em 18 minutos.
Interior
O interior do Ioniq 6 é luxuoso e promete ter materiais sustentáveis na composição. Como é o caso, por exemplo, de couro ecológico nos assentos, tecido feito de materiais recicláveis, entre outros. No painel, há uma central multimídia de 12 polegadas – com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay -, mesmo tamanho do cluster 100% digital. Além disso, é o primeiro carro da marca a fazer atualização pelo software Over-the-Air (OTA). Na cabine, é possível personalizar a iluminação ambiente com 64 opções de cores. Há também quatro portas USB do tipo C.
Recursos avançados
Em relação a equipamentos de auxílio à condução, o Ioniq 6 tem o nível mais avançado do Hyundai SmartSense. Há, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cedo e sistema de permanência e mudança de faixa. Um dos destaques é o Smart Cruise Control (SCC). O sistema de condução semiautônoma aprende o estilo de condução do motorista, e pode copiar automaticamente quando estiver ativo. Outros recursos incluem acionamento automático dos faróis altos, alerta de fadiga e monitor de ponto cego. (Jornal do Carro/Jady Peroni)