Empresa pioneira e das mais reconhecidas do setor automotivo brasileiro, a Dana representa a evolução e desenvolvimento da indústria nacional, além das fronteiras do país
A Dana comemora em 10 de julho seus 75 anos de atividades no Brasil e dá continuidade ao crescimento de seus negócios no País, ampliando a sua participação no mercado de reposição, fornecimento às montadoras e na exportação. “Um feito igualado por poucos”, define Raul Germany, presidente da Dana no Brasil, para a trajetória da empresa nesse período.
Com foco na excelência e sustentabilidade de suas operações e programas, a Dana lidera a transformação que já está ocorrendo no setor rumo à descarbonização e a veículos movidos a combustíveis renováveis e sustentáveis. A empresa, líder global em sistemas de transmissão e propulsão eletrificada, está preparada para atender as oportunidades em eletrificação, no Brasil e no exterior, com novas tecnologias para abastecer mercados em transição acelerada, como América do Norte, Europa e China, assim como nas regiões em se dará de forma mais gradual, como o Brasil, demais países da América Latina e Índia.
Na última década, a Dana investiu mais de R$ 1 bilhão no Brasil para o crescimento do pacote de produtos, modernização de linhas de produção e o aprimoramento de processos. Com quase quatro mil funcionários no Brasil e operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP), suas soluções estão presentes em todos os caminhões e ônibus e na grande maioria dos automóveis e picapes fabricados ou comercializados no Brasil, além de máquinas e equipamentos dos mais variados tipos e aplicações. A empresa segue à frente de inovadores projetos de mobilidade, incluindo a eletrificação e descarbonização de veículos comerciais, em linha com a busca mundial por alternativas de energia menos poluentes. “Oferecemos todos os elementos de um sistema eletrificado completo e integrado, indo muito além dos componentes”, destaca Germany. “Seguimos ajudando a escrever a história da indústria e de nossas comunidades, sempre evoluindo e nos reinventando”, completa.
Além de desenvolver, integrar e fabricar componentes e sistemas que ajudam a mover veículos da forma mais eficiente e limpa possível, a Dana almeja seu próprio funcionamento sustentável ao continuamente buscar minimizar o impacto ambiental de suas atividades, incluindo a redução global de 50% de suas emissões de CO2 até 2035.
Para isso, implementa ao redor do mundo e no Brasil vários programas inovadores, como a recente adoção da compostagem de resíduos orgânicos de seus refeitórios e da poda de vegetação, a reciclagem de 100% dos resíduos de borracha, a fertirrigação de efluentes com zero emissões e o apoio à logística reversa de embalagens de seus produtos no mercado de reposição, dentre outros.
Caminhos para acelerar a diversidade e inclusão
Iniciativas como a que promove a capacitação e contratação de pessoas com deficiência mental moderada em Gravataí indicam caminhos inspiradores e reforçam seu potencial de contribuição na empresa, comunidade e sociedade. Reconhecendo e respeitando as diferenças, traz espaço para que cada um contribua com as suas habilidades, trazendo oportunidades de desenvolvimento para todos. Este programa recebeu os prêmios Top Cidadania 2015, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Proteção Brasil 2015, da Revista Proteção, Eco Brasil 2018, da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), e Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência 2018, do Governo do Estado de São Paulo.
Movimentos para equiparar os gêneros também vão sendo ampliados, passando por mais mulheres em posição de liderança e indo além dos escritórios para chegar na manufatura, onde ainda há uma disparidade estrutural de gênero que está sendo abordada de forma mais ampla. Combinando a capacitação de mulheres para atuar nas operações de manufatura com a oportunidade de desenvolverem experiência nestas atividades, um inspirador programa de capacitação baseado na Lei do Aprendiz – que determina que empresas de grande e médio porte tenham aprendizes de todas as idades entre seus funcionários – mobiliza a contratação e capacitação de mulheres para atuar em suas operações, para que ganhem experiência e sigam trabalhando na empresa, contribuindo para mudar este cenário desde a base.
“Não é de hoje que vamos além de adotar as melhores práticas vigentes. Nossas ações refletem nossos valores de integridade, com respeito inegociável à natureza e à segurança das pessoas, a melhor forma para crescermos com responsabilidade e de forma sustentável”, define Germany.
Dana, pioneira no Brasil
A história da Dana no Brasil começa em 1947, com a fundação da Albarus, no Rio Grande do Sul, e se mescla à origem da indústria automobilística do país. Hoje, a empresa mantém seu protagonismo na indústria da mobilidade nacional e global, apostando no desenvolvimento de suas pessoas, comunidades, processos e produtos, apoiada pela melhoria contínua, com responsabilidade social e de forma sustentável.
Movendo o que importa, agora e além
“Nosso slogan vai além dos nossos produtos, que ajudam a mover os veículos dos nossos clientes, que por sua vez transportam pessoas e cargas com segurança e eficiência. Está relacionado, também, com o nosso papel social e econômico, uma vez que se aplica aos nossos funcionários que movem suas vidas, sonhos e as comunidades de que participamos”, explica Germany.
Sobre os próximos passos da empresa, é categórico: “O futuro é agora. Há décadas investimos no Brasil, pois acreditamos no potencial do país e no de nossas pessoas. Nos posicionamos estrategicamente fazendo o balanceamento de nossos negócios e investimos nos mercados original, reposição e exportação, que por sua vez representa 20% das nossas vendas, além de trazer importantes oportunidades de atualização tecnológica e busca por competitividade”, destaca.