Jornal do Carro
A General Motors fará uma grande ofensiva de carros elétricos no Brasil a partir de 2023. Segundo a empresa, serão ao menos três modelos da Chevrolet, começando pelo Bolt EUV. O crossover derivado do novo Bolt chegará ao País no ano que vem.
Depois, virão o SUVS Equinox EV e Blazer EV. Os dois estão em fase final de desenvolvimento e devem estrear nos Estados Unidos em 2023. Portanto, o Equinox elétrico deve chegar ao Brasil em 2024, com preço inferior ao do Bolt.
Assim, será o modelo elétrico de entrada da marca. O Blazer elétrico virá na sequência.
Seja como for, a GM ainda não entregou o primeiro lote do novo Bolt, que teve todas as unidades vendidas no Brasil em setembro de 2021. A empresa informa que o carro está a caminho e “será disponibilizado em breve no País”.
O hatch foi o primeiro carro elétrico da Chevrolet oferecido no mercado brasileiro. O modelo chegou em 2019 e foi o veículo a eletricidade mais vendido do País em 2020.
No mundo, foram vendidas mais de 100 mil unidades. O Bolt tem motor elétrico com potência equivalente a 203 cv e torque de 36,7 mkgf. A tração é no eixo dianteiro e as baterias têm capacidade de 66 kwh.
Conforme a GM, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos. Com as baterias cheias, a autonomia chega a 416 km. O crossover Bolt EUV utiliza o mesmo conjunto propulsor. Portanto, deve ter números equivalentes.
Gama ampla
Presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro diz que a empresa quer liderar o processo de eletrificação veicular na região. Para tanto, planeja trazer uma ampla gama de veículos elétricos. Ou seja, de hatches e crossovers a SUVS maiores, picapes e comerciais, como vans.
Entre os candidatos estão a picape Silverado EV e o Hummer EV. Todos os modelos utilizam a plataforma de elétricos da GM, bem como as baterias Ultium, de fabricação própria.
Em março, a GM divulgou um vídeo que mostra o Chevrolet Equinox EV. As imagens revelam partes da carroceria e a assinatura de luzes nos faróis e lanternas, que terão LEDS dinâmicos. O SUV estreia nos EUA no segundo semestre de 2023 e virá ao Brasil em 2024.
O Equinox EV será posicionado abaixo do Bolt, cujas entregas estão atrasadas por causa da falta de chips. O modelo foi lançado no Brasil com preço sugerido de R$ 317 mil.
Nos EUA, a GM acaba de reduzir a tabela do carro. Com isso, o Bolt passou a ser o elétrico mais barato da Chevrolet no mercado norte-americano. Não há informações sobre novos valores do modelo no País.
Seja como for, a empresa confirmou que o Equinox EV terá preço sugerido a partir de cerca de US$ 30 mil. Isso dá pouco mais de R$ 150 mil, na conversão direta e sem taxas.
A fabricante ainda não revelou dados de potência, tampouco de autonomia do novo SUV. O que se sabe é que, na cabine, a tela do quadro de instrumentos será integrada à do multimídia, assim como ocorre no painel do novo Tracker RS. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)