“A tempestade perfeita” para a adoção de veículos limpos nos Estados Unidos, diz relatório da GNA

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Gladstein, Neandross & Associates (GNA), consultoria baseada na cidade de Santa Monica, na Califórnia, e promotora da ACT Expo, realizada em junho em Long Beach, divulgou seu relatório anual State of Sustainable Fleets. Na conclusão do relatório, a GNA afirma que forças regulatórias e de mercado significativas estão criando uma “tempestade perfeita” que está impulsionando a adoção de veículos de emissão zero na América do Norte. Em suas descobertas, a GNA relata que 85% dos operadores pesquisados ​​que compraram tecnologias alternativas de propulsão continuarão a adicionar mais às suas frotas, com 67% das frotas pesquisadas pretendendo encomendar veículos elétricos a bateria no próximo ano.

 

Próximos financiamentos “quebrarão todos os recordes anteriores”

 

Estima-se que US$ 5 bilhões em financiamento para programas de incentivo público foram disponibilizados ao longo de 2021, um aumento na média de cerca de US$ 3 bilhões disponibilizados anualmente nos últimos anos. A GNA afirma que o financiamento em 2022 e nos próximos cinco anos “quebrará todos os recordes anteriores”, com incentivos públicos para veículos limpos programados para crescer para US$ 20 bilhões anualmente em mais de 230 programas. Algumas das fontes de financiamento mais importantes incluem:

 

  • US$ 1 bilhão anualmente para ônibus escolares por cinco anos
  • US$ 1 bilhão anualmente para infraestrutura de VE por cinco anos
  • US$ 8 bilhões para infraestrutura de hidrogênio em um período de cinco anos

 

Discutindo a importância do financiamento em uma mesa redonda na ACT Expo, Mary Aufdemburg, gerente-geral de estratégia de produto e desenvolvimento de mercado da Daimler Trucks North America Inc, disse: “É importante que os incentivos permaneçam até atingirmos a paridade com o diesel no custo total de propriedade (TCO). Infraestrutura, escala, tecnologia de bateria, tudo precisa avançar para que o custo possa cair – todas essas coisas precisam melhorar para alcançar a paridade de TCO.”

 

Financiamento típico recebido do Programa de Incentivo de Voucher de Ônibus e Caminhão Híbrido e Zero Emissão da Califórnia (HVIP) para a compra de um novo veículo de emissão zero:

 

  • Caminhão Classe 8 / ônibus HD – USD 120.000
  • Caminhão Classe 6-7 / Ônibus médio – USD 85.000
  • Van Classe 4-5 – USD 60.000
  • Ônibus urbano classe 8 – USD 120.000

 

Encomendas de veículos a célula de combustível quadruplicaram em 2021

 

Embora o relatório afirme que nenhum comercial elétrico a célula de combustível foi entregue aos operadores da frota em 2021, os pedidos quadruplicaram. É importante ressaltar que nenhuma estação pública de reabastecimento de hidrogênio foi aberta fora da Califórnia em 2021, com o estado estimando que 176 estações de hidrogênio estarão operando em suas fronteiras até 2026.

 

GNV e propano não precisam mais de incentivos

 

O GNV manteve vantagem de custo e relativa estabilidade de preços em relação à alta volatilidade dos preços do diesel nos últimos doze meses. Nacionalmente, o relatório afirma que o preço do GNV subiu em média apenas 3% em 2021, ante um aumento de 19% no preço do diesel. A partir da pesquisa da GNA, a empresa relata que 79% das frotas que operam veículos a GNV listaram a economia de custos de combustível como a principal vantagem do tipo de combustível, com algumas frotas reivindicando um ROI em apenas dois a três anos.

 

Consequentemente, a Califórnia removeu o financiamento para veículos de GNV e propano do HVIP. Embora o financiamento tenha sido reduzido na Califórnia, o estado do Texas expandiu seu Programa de Concessão de Veículos a Gás Natural para incluir veículos a gás natural novos e usados, aumentando o valor residual das frotas que vendem seus veículos antes do final de sua vida útil.

 

De acordo com a Natural Gas Vehicles America, o volume de produção e consumo de gás natural renovável também cresceu em todo o país em 2021. Sem surpresa, a Califórnia liderou o caminho com RNG de baixo ou negativo carbono, representando 98% de todo o GNV de transporte usado no estado, até de 92% em 2020. Nacionalmente, 64% do GNV utilizado em 2021 foi RNG.

 

Sobre a GNA

 

A GNA oferece um serviço de consultoria para auxiliar as operadoras na obtenção de financiamento e incentivos para projetos de baixo carbono. Com mais de 500 solicitações de subsídios enviadas nos EUA, a empresa relatou uma taxa de sucesso superior a 90%, garantindo mais de US$ 1 bilhão em doações para seus clientes.

(Truck & Bus Builder América do Sul)