Dana e Lion Electric Co. firmam contrato de fornecimento de powertrain elétricos

A Dana firmou um acordo com a Lion Electric Co., de Saint-Jérôme, no Canadá, para fornecer componentes de acionamento para seus caminhões e ônibus elétricos. O acordo abrange o fornecimento dos sistemas de acionamento elétrico, incluindo motores elétricos, inversores e controladores, bem como eixos e eixos de transmissão para todas as plataformas Lion Electric, incluindo LionA, LionC, LionD, LionM, Lion6 e Lion8.

 

“Os segmentos de ônibus e caminhões médios estão entre os que mais crescem para produtos eletrificados e desenvolvemos nosso portfólio para permitir uma integração perfeita para os veículos de nossos clientes”, disse Ryan Laskey, vice-presidente sênior da Dana Commercial Vehicle Drive and Motion Systems. “Estamos entusiasmados em apoiar a Lion Electric enquanto eles cumprem sua missão de ajudar a eletrificar o transporte urbano para ônibus e caminhões médios e pesados”.

 

A Dana fornece à Lion uma ampla gama de tecnologias e sistemas, incluindo:

 

  • A família Dana TM4™ SUMO de motores elétricos que suportam aplicações leves, médias e pesadas

 

  • Inversores de alta tensão de serviço médio e pesado Dana TM4™

 

  • Inversores de carregador bidirecionais de média e alta tensão que funcionam como carregador de bateria e inversor

 

  • A série de controladores de veículos OpenECU™ M5 totalmente programável para uso como unidade principal de gerenciamento de veículos

 

  • Eixos de transmissão simples e tandem e eixos de transmissão para configurações de acionamento direto.

 

Sobre Dana

 

A Dana é líder no projeto e fabricação de soluções de propulsão e gerenciamento de energia altamente eficientes que alimentam veículos e máquinas em todos os mercados de mobilidade em todo o mundo. A empresa está moldando o progresso sustentável por meio de suas soluções convencionais e de energia limpa que dão suporte a praticamente todos os fabricantes de veículos com sistemas de acionamento e movimento; tecnologias eletrodinâmicas, incluindo software e controles; e soluções térmicas, de vedação e digitais.

 

Com sede em Maumee, Ohio, EUA, a empresa registrou vendas de US$ 8,9 bilhões em 2021 contando com 40.000 pessoas presentes em 32 países em seis continentes. Fundada em 1904, a Dana foi nomeada uma das “Empresas Mais Responsáveis dos Estados Unidos da América em 2022” pela Newsweek por sua ênfase em sustentabilidade e responsabilidade social. A empresa é movida por uma cultura de alto desempenho que se concentra em valorizar uns os outros, inspirar inovação, crescer com responsabilidade e vencer juntos, ganhando reconhecimento global como um dos principais empregadores. Saiba mais em dana.com.br .

 

Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há 75 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP).

 

No mercado da reposição tem uma longa e bem-sucedida história de investimentos no Brasil, com produtos que são sinônimos de qualidade e tradição através das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus. Saiba mais em http://www.dana.com.br/aftermarket.