Grupo Iveco anuncia participação em projeto de tecnologia indutiva para veículos elétricos

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A IVECO e a IVECO BUS anunciaram participação no projeto-piloto sobre tecnologia de recarga indutiva para veículos elétricos conhecida como DWPT (Transferência de Energia Dinâmica Sem Fio), apresentado no último dia 10 de junho no circuito de testes Arena do Futuro, em Chiari, na província italiana de Bréscia. O projeto foi lançado em maio de 2021, coordenado pela A35 Brebemi, empresa global de infraestruturas de transportes, dedicada a soluções sustentáveis e inovadoras de mobilidade e envolve outros parceiros industriais, instituições e universidades.

 

O objetivo é demonstrar a eficiência do carregamento de veículos elétricos usando correntes indutivas dinâmicas sem contato.

 

A tecnologia possibilita que as baterias de veículos elétricos sejam recarregadas enquanto estão em movimento, por intermédio de um novo sistema de bobinas posicionadas sob o asfalto das vias, que transferem energia diretamente para as baterias do veículo.

 

A participação da IVECO BUS no programa contribuiu para o projeto com o ônibus E-WAY elétrico de 12 metros de comprimento adaptado com a conectividade necessária e a tecnologia de recarga.

 

Os testes foram realizados em um circuito de asfalto, com extensão de um quilômetro, alimentado por correntes indutivas com o veículo atingindo velocidades superiores a 70 km/h e recebendo 75 kW de energia elétrica. As condições de teste foram consideradas muito próximas das condições reais, uma das razões que tornam inédito o projeto.

 

Os benefícios do carregamento dinâmico indutivo incluem maior eficiência energética nos veículos, redução do número de baterias, maior capacidade de carga e passageiros, vida média estendida da bateria e diminuição do tempo de parada do veículo para recarga.

 

A tecnologia que está em testes é considerada um potencial extensor de alcance para todos os tipos de veículos eletrificados, como carros de passeio, ônibus e caminhões, e pode ser utilizada por unidades elétricas e que utilizam células de combustível.

 

Domenico Nucera, presidente da IVECO BUS, declarou que a empresa está comprometida com o apoio à transição energética e considerou natural a colaboração com o projeto pela experiência adquirida em milhões de quilômetros percorridos por centenas de ônibus em situações reais de uso.

 

Nucera acrescentou que a tecnologia de carregamento por indução é ideal para veículos comerciais e pode se tornar em plataforma de infraestrutura eficaz para todos os sistemas de mobilidade elétrica. E concluiu que o quadro de especialistas da IVECO BUS está confiante que a tecnologia DWPT vai contribuir efetivamente na transição para zero emissão, graças aos benefícios que oferece a todos os usuários. (Truck & Bus Builder América do Sul)