Jornal do Carro
A Fiat confirmou o lançamento de seu segundo SUV produzido Brasil. Trata-se do Fastback, nome do carro-conceito apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. O modelo chegará ao mercado no segundo semestre e será produzido na fábrica da Stellantis em Betim (MG).
O visual será bastante parecido com o da picape Toro. Porém, a silhueta remeterá à de cupês. Além disso, a plataforma será a modular batizada de MLA, que serve ao compacto Pulse, por exemplo.
Por isso, o novato terá dimensões parecidas com as do Volkswagen Nivus, que tem 4,26 metros de comprimento. O designer Kleber Silva fez projeções do novo SUV, como as que ilustram esta página.
Portanto, o Fastback, que será posicionado acima do Pulse, vai marcar a entrada da Fiat no segmento de SUVS compactos com até 4,30 metros de comprimento. A categoria é a que concentra a maior parte das vendas.
Assim, reúne opções como Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta e Nissan Kicks. Bem como os Volkswagen T-cross e Nivus, entre outros. O novo modelo mineiro promete oferecer amplo espaço no banco traseiro e no porta-malas.
A Fiat também promete apostar na sofisticação eletrônica do Fastback. Pelo menos é isso que mostra uma foto do painel do modelo, que vazou na internet em março. A imagem revela diferenças em relação ao Pulse, sobretudo no console entre os bancos dianteiros, que têm novos recursos, como o freio de estacionamento eletrônico. É possível ver também o acabamento do tipo black piano.
Mecânica
Sob o capô, o Fiat Fastback deverá trazer apenas os motores flexíveis e com turbo da Stellantis. Ou seja, as versões de entrada terão o 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que é atualmente o mais potente da categoria.
A potência chega a 130 cv e o torque máximo, de 20,4 mkgf, fica disponível a partir das 1.750 rpm. O câmbio deverá ser o automático do tipo CVT, que simula sete marchas e conta com modo de condução Sport, assim como no Pulse.
Haverá ainda motor 1.3 turbo flexível, que está na picape Fiat Toro e nos SUVS da Jeep. Nesse caso, são até 185 cv de potência com 100% de etanol no tanque e 27,5 mkgf com ambos os combustíveis. Nos modelos citados, o quatro-cilindros trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis marchas. Em todas as opções a tração será na dianteira.
Várias novidades eletrônicas que estrearam no Pulse também estarão no Fastback. Nesse sentido, o Suv-cupê terá duas telas. A do quadro de instrumentos será de 7 polegadas e a da central multimídia, de 10,1”. O equipamento terá conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple Carplay. Bem como conexão com internet por chip próprio fornecido pela operadora Tim.
Outro trunfo do novato será a oferta de recursos de condução semiautônoma. Por exemplo, o Fastback terá frenagem automática de emergência, que reduz o risco de colisões, bem como detector de obstáculos, pedestres e ciclistas.
Haverá ainda assistente ativo de permanência em faixa, que esterça o volante sozinho para corrigir a trajetória e manter o carro no curso. Outros destaques são o ajuste automático dos fachos dos faróis, que terão iluminação Full LEDS. Bem como o controle de tração TC+, que ajuda a encarar trechos de terra e lama. (Jornal do Carro/Diogo Oliveira)